Futebol brasileiro recebe prêmio Príncipe de Asturias dos Esportes

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Seis representantes do futebol brasileiro, campeão de cinco Copas do Mundo desde 1958, receberam hoje em Oviedo (norte da Espanha) o prêmio Príncipe de Asturias dos Esportes.

A seleção de futebol do Brasil foi premiada pelo júri da Fundação Príncipe de Asturias por causa dos "valores de integração social e o sentido de cidadania que transformam este esporte numa paixão compartilhada por todo o povo brasileiro", informou o júri.

O responsável pela entrega do prêmio, em uma cerimônia de gala celebrada no teatro Campoamor da capital do principado de Astúrias, foi o príncipe Felipe de Borbón.

Representando a seleção pentacampeã mundial compareceram: o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Texeira, os capitães Bellini (1958), Carlos Alberto Torres (1970) e Dunga (1994), além dos treinadores Carlos Alberto Parreira e Zagallo.

Depois da entrega dos prêmios, o príncipe Felipe de Borbón afirmou que a Fundação que leva seu nome quis recompensar o futebol brasileiro, que "é um fenômeno que vai além do aspecto esportivo".

"O futebol no Brasil é um sentimento", acrescentou o herdeiro da coroa espanhola.

A candidatura da seleção brasileira de futebol para o prêmio da Fundação Príncipe de Asturias venceu, em setembro, a da atleta moçambicana María Mutola, na última votação do júri.

Na ocasão, o júri da Fundação destacou que "tão importante como os cinco títulos mundiais, é o sentido de cidadania que o futebol tem no Brasil, que além do esporte, é um sentimento, uma paixão compartilhada por todo o povo brasileiro".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.