Campeonato Maranhense

São José de Ribamar é o primeiro rebaixado no Campeonato Maranhense 2023

Peixe-Pedra perdeu os seis jogos que disputou até o momento e deixa a primeira divisão após 15 anos.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 17/02/2023 às 01h54
O São José de Ribamar está matematicamente rebaixado na última posição do Estadual 2023.
O São José de Ribamar está matematicamente rebaixado na última posição do Estadual 2023. (Arte: Imirante.com)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Pela primeira vez em sua história, o São José de Ribamar Esporte Clube está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Maranhense. Com o empate por 1 a 1 entre IAPE e Cordino, que se enfrentaram nesta quinta-feira (16), no Estádio Nhozinho Santos, o Peixe-Pedra encerrou as suas chances matemáticas de avançar às semifinais do segundo turno do Estadual, já que não tem pontos no Grupo B e não pode mais alcançar as duas melhores campanhas da chave: com o empate em São Luís, o vice-líder Cordino chegou aos quatro pontos, restando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos do returno. A vaga nas semifinais era a última chance para a salvação do São José, que já estava afundado na última posição da classificação geral do Maranhense.

Acostumado a fazer campanhas equilibradas no Campeonato Maranhense, o São José de Ribamar acumula um desempenho desastroso em 2023, com seis derrotas nas partidas que disputou até o momento no Estadual, sendo quatro delas por goleada. O Peixe-Pedra marcou apenas cinco gols no Maranhense, todos eles com o atacante Diogo, artilheiro isolado da competição, e sofreu 28 gols, média de 4,66 por partida.

Em meio aos resultados ruins no Campeonato Maranhense de 2023, o São José de Ribamar passou por várias mudanças em sua comissão técnica. Contratado no início da temporada, o treinador Antônio Freitas pediu para deixar o Peixe-Pedra após a equipe ser goleada por 7 a 0 pelo Maranhão Atlético na rodada de abertura do Estadual. Depois de ser comandado pelo auxiliar-técnico Luciano Tavares nos dois últimos jogos do primeiro turno, o São José contratou Leandro Lago, que também só durou uma partida no cargo: alegando que pessoas ligadas à diretoria do clube tentaram interferir no seu trabalho, Leandro pediu demissão após a derrota por 5 a 0 para o Sampaio Corrêa. Com o rebaixamento encaminhado, a equipe do São José foi treinada por Marquinhos Fumê nas últimas rodadas do Maranhense.

Fundado em 2007, o São José de Ribamar teve uma ascensão meteórica no futebol do Maranhão e garantiu o acesso à elite estadual já no primeiro ano de sua história, após ser vice-campeão da Segundinha Maranhense, ficando atrás apenas do Itinga. Entre a estreia em 2008 e o rebaixamento em 2023, o Peixe-Pedra acumulou 15 participações consecutivas no Campeonato Maranhense, tendo como melhor campanha a quarta colocação nos anos de 2009, 2015, 2018 e 2020.

O último jogo do São José de Ribamar na primeira divisão do Campeonato Maranhense está marcado para o próximo sábado (25), às 17h, diante do Pinheiro, no Estádio Costa Rodrigues, com cobertura completa do Imirante Esporte. Após o Estadual, o Peixe-Pedra só voltará às atividades no segundo semestre, para a disputa da Copa FMF, competição que define os donos das últimas vagas do futebol do Maranhão na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D de 2024.

Confira a campanha do São José de Ribamar no Estadual 2023 até o momento:

São José de Ribamar 0 x 7 Maranhão Atlético (1º turno)

Moto Club 1 x 0 São José de Ribamar (1º turno)

São José de Ribamar 3 x 5 Cordino (1º turno)

São José de Ribamar 0 x 4 IAPE (2º turno)

Sampaio Corrêa 5 x 0 São José de Ribamar (2º turno)

Chapadinha 6 x 2 São José de Ribamar (2º turno)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.