"Realização de um sonho de mais de 15 anos", diz Eurico Pacífico sobre jogo de beach soccer nos Lençóis Maranhenses
Gerente de beach soccer da CBF e presidente da FMBS falou da realização do amistoso entre Brasil e Argentina no principal destino turístico do Maranhão.
SANTO AMARO DO MARANHÃO - O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu, no último sábado (9), um inédito amistoso de beach soccer entre a Seleção Brasileira, atual campeã mundial da modalidade, e a Argentina. Contando com um grande público nas dunas do principal destino turístico do Maranhão, que foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Brasil teve uma atuação de altíssimo nível e goleou os argentinos por 5 a 1 no maior clássico das Américas.
Em entrevista ao Imirante Esporte, o gerente de beach soccer da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS), Eurico Pacífico, comemorou a realização do clássico entre Brasil e Argentina nos Lençóis Maranhenses. O dirigente revelou que já planejava a execução de um jogo oficial nas areias de Santo Amaro há mais de uma década, ressaltou a importância desse confronto para o desenvolvimento do beach soccer em todo o Maranhão e falou sobre a importância de utilizar o esporte como ferramenta para discutir a preservação do meio ambiente.
"É uma honra muito grande e um sonho realizado poder trazer para os Lençóis Maranhenses, essa beleza mundial, o jogo entre Brasil e Argentina, que tem uma tradição e uma rivalidade muito grande, independente do esporte. O nosso objetivo é contribuir com a nossa modalidade, o beach soccer, e também contribuir com a questão ambiental, com o turismo, sempre respeitando muito as diretrizes e as normas registradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O Maranhão tem feito algumas competições que são fora da curva, e fazer um evento como esse é algo que nos deixa bastante satisfeitos. É um sonho de mais de 15 anos que a gente conseguiu realizar, e eu destaco a parceria do Grupo Mirante, que tem total participação no que o beach soccer maranhense é hoje. São 11 anos de trabalho, mas o que eu faço como dirigente não é mais do que minha obrigação, temos que manter o pé no chão e a humildade para continuar criando oportunidades, por meio do beach soccer, para maranhenses e brasileiros", afirma Eurico Pacífico.
O amistoso entre Brasil e Argentina nos Lençóis Maranhenses marcou a abertura do projeto Paradise Beach Soccer, criado pela CBSB, que prevê jogos da Seleção Brasileira em locais paradisíacos do nosso país e do mundo. Eurico Pacífico disse que já tem planos e negociações para os próximos compromissos do Brasil pelo Paradise Beach Soccer em 2025, quando a Amarelinha irá competir pelo heptacampeonato da Copa do Mundo da modalidade.
"O projeto Paradise Beach Soccer começa no Maranhão, mas a ideia é que ele vá para outros locais. Existem algumas ideias no Brasil de poder fazer uma edição em Fernando de Noronha, em Bonito-MS. Ano que vem, daqui a praticamente seis meses, já temos uma Copa do Mundo nas Ilhas Seychelles. Como o Brasil sempre chega antes para a disputa da Copa, podemos também estrear a edição internacional por lá", diz o dirigente.
Além do histórico amistoso nos Lençóis Maranhenses, o Brasil venceu a Argentina por 4 a 3 na última quarta-feira (6), em duelo realizado na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, em São Luís. Os dois clássicos, que tiveram transmissão no canal do Imirante no YouTube, serviram como últimos testes da Seleção Brasileira para a NEOM Cup, uma das principais competições entre seleções de beach soccer da temporada, na Arábia Saudita.
A estreia da Seleção Brasileira de Beach Soccer na NEOM Cup está marcada para a tarde desta quarta-feira (13), às 13h30, diante da China. O Brasil está no Grupo B da competição, que conta ainda com Espanha e Japão, enquanto Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra e Emirados Árabes Unidos formam o grupo A da competição no Oriente Médio.
Saiba Mais
- Com maranhenses em quadra, mata-mata da Libertadores começa nesta quinta-feira (5)
- Maranhense marca três vezes em jogo da Libertadores de beach soccer
- Marceone brilha e ajuda equipe a vencer na Libertadores
- Celeiro de craques, Maranhão terá seis atletas na Libertadores de beach soccer
- Bobô é eleito o melhor goleiro do NEOM Beach Games, na Arábia Saudita
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.