Esporte

Competição transforma Santa Inês na casa do futebol 5x5

O Arena Five 5x5 contou com a participação de 64 times em sua primeira edição.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

A competição Arena Five 5x5 ocorreu em Santa Inês.
A competição Arena Five 5x5 ocorreu em Santa Inês. (Ravelly Vieira / AP)

SANTA INÊS - Tradicionalmente, a cidade de Santa Inês é conhecida como um dos locais no Maranhão mais apaixonados por esporte. A prática esportiva é um dos principais atrativos na “princesa do Vale do Pindaré”. Tanto que os desportistas do município costumam “abraçar” o surgimento de novas modalidades. Foi o caso, por exemplo, do Arena Five 5x5, que levou para Santa Inês, no mês de dezembro, as disputas do futebol 5x5 em um evento inspirado no futebol de rua.

Em sua primeira edição, o Arena Five 5x5 contou com a participação de 64 equipes, reunindo mais de 400 atletas durante três dias de evento. As disputas ocorreram em torneios de quatro categorias: Sub-12, Sub-15, Adulto Masculino e Adulto Feminino.

Devido à quantidade de equipes participantes, para cada uma das categorias foram realizados dois torneios distintos. No Sub-12, os times vitoriosos foram a Vila Militar e o América; no Sub-15, Revelação e Escola Flamengo; no Adulto Feminino, Palermo e Palermo 2; e, no Adulto Masculino, os campeões foram os times do Palmeirense e Palermo.

Formato

A quadra do Ginásio Zeca Belizário foi transformada em uma verdadeira arena inspirada no futebol praticado nas ruas de todo o país, onde a habilidade para driblar em pequenos espaços e em fazer gols são colocadas à prova. O formato adotado nesta edição do Arena Five 5x5 seguiu os mesmos moldes e regras do famoso torneio de futebol 5x5 Neymar Jr’s Five, desenvolvido pelo craque Neymar Júnior. Assim, cada time conta com cinco jogadores (e até dois reservas). 

Inspirado no futebol de rua, o conceito é simples. Os times entram em quadra com cinco jogadores e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos. As dimensões do campo de jogo são menores e não se pode pisar na área delimitada próxima ao gol.

“Foi um evento bem legal, bem dinâmico e muito divertido. O torneio foi uma grande novidade aqui em Santa Inês devido ao seu formato de disputa. É sempre positivo eventos que fomentem a prática do futebol”, afirmou Waldemir Rosa, diretor-técnico do evento.

Incentivo

Como forma de incentivar e difundir o esporte, a primeira edição Arena Five 5x5 vai distribuir conjuntos de uniformes para todas as 64 equipes participantes. Todos os detalhes do Arena Five 5x5 estão disponíveis no Instagram oficial da competição (@arenafive5x5).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.