Futebol feminino

Olimpíada: Canadá elimina o Brasil em partida definida nos pênaltis

O tempo normal e prorrogação do jogo terminou em 0 a 0; nos pênaltis o Brasil perdeu por 4 a 3.

Imirante Esporte, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Seleção feminina é eliminada dos jogos olímpicos de Tóquio.
Seleção feminina é eliminada dos jogos olímpicos de Tóquio. (Foto: Sam Robles/CBF)

TÓQUIO (JAPÃO) - Não deu para as meninas do futebol brasileiro. A disputa foi definida nos pênaltis e rendeu vitória para a seleção canadense nesta sexta-feira (30). O tempo normal e prorrogação do jogo pelas quartas de final da Olimpíada de Tóquio (Japão) terminou em 0 a 0. Já nos pênaltis o Brasil perdeu por 4 a 3.

Andressa Alves e Rafaelle perderam as cobranças, porém Bárbara defendeu o chute da capitã do time canadense, Christine Sinclair. Marcaram para o Brasil, Marta, Debinha e Érika. A partida ocorreu no estádio de Miyagi, na cidade de Rifu.

O jogo

No primeiro tempo foram poucas oportunidades de gol. O Brasil chegou ao ataque com perigo pela primeira vez aos 14 minutos em chute da lateral-esquerda Tamiris por cima da baliza adversária. Aos 24, foi a vez do Canadá arriscar em chute rasteiro da meio-campista Fleming à esquerda da goleira Bárbara. A primeira etapa prosseguiu com muita luta das duas equipes, mas pouca criatividade.

Na etapa final, brasileiras e canadenses continuaram com atuações equilibradas. Aos 13, a equipe comandada por Pia Sundhage sofreu susto em cabeçada de Bruna Benites no travessão. Aos 25, a brasileira Debinha respondeu em chute cruzado da entrada da grande área, provocando a defesa da goleira Labbé. No finalzinho, o Canadá ensaiou uma pressão, entretanto não transformou domínio em chance de gol.

Prorrogação

Após os 90 minutos, a prorrogação começou com os dois times cansados e precavidos, já que um gol nesta altura do confronto poderia ser decisivo. Levando em consideração esta situação, o primeiro tempo foi de muita luta, mas com pouca exposição de ambas as equipes.

Na segunda etapa, as canadenses assustaram com o chute cruzado de Leon com menos de um minuto. A bola saiu à direita da baliza de Bárbara. O Brasil respondeu com perigo aos 7 em um chute da atacante Debinha, da entrada da grande área, que passou próximo à trave direita de Labbé. Na sequência, a seleção verde-amarela pressionou e aos 12 quase inaugurou o marcador em cabeçada da zagueira Érika, obrigando intervenção de Labbé.

Histórico

No comando do Brasil desde agosto de 2019, a técnica Pia Sundhage encarou outras vezes as canadenses. Em novembro daquele ano, a seleção atropelou as rivais: 4 a 0 no Torneio Internacional da China. Em março do ano passado, no Torneio Internacional da França, as equipes empataram por 2 a 2. Em fevereiro deste ano, o escrete canarinho superou as norte-americanas por 2 a 0 no She Believes, competição realizada em Orlando (Estados Unidos). Há pouco mais de um mês, em Cartagena (Espanha), os times não saíram do zero no último amistoso antes da Olimpíada.

Curiosamente, enfrentar o Canadá em um mata-mata olímpico costumava resultar em conquistas às equipes dirigidas por Pia. Nos Jogos de Pequim (China), em 2008, a técnica eliminou as rivais nas quartas de final e levou os Estados Unidos à medalha de ouro - contra o Brasil na final, inclusive. Quatro anos depois, em Londres (Grã-Bretanha), em 2012, novamente a frente das americanas, a sueca despachou as canadenses na semifinal.

Dessa vez, o feito não se repetiu e o Canadá eliminou o Brasil da Olimpíada de Tóquio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.