Competição

Inscrições para Olimpíada Maranhense de Foguetes vão até o dia 13

Poderão participar os alunos do Nível 3 (do 6ª ao 9ª ano) e do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o Estado.

Imirante, com informações da Secom

Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes.
Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes. (Foto: Adeta Holanda)

SÃO LUÍS - A Olimpíada Maranhense de Foguetes (Omafog) está com as inscrições abertas até o dia 13 de agosto. A competição chega a sua 3ª edição e está marcada para ocorrer nos dias 21 e 22 deste mês, na área gramada da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Poderão participar os alunos do Nível 3 (do 6ª ao 9ª ano) e do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o Estado. As inscrições podem ser feitas neste link.

Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes. As peças são feitas de garrafas-pet, e o lançamento é feito a partir de uma reação química (para o Ensino Médio) ou de pressão (para o Ensino Fundamental).

Além dos prêmios, como troféus e medalhas, o evento disponibilizará três vagas para acompanhar a Jornada de Foguetes, que será realizada na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

No dia 21, haverá a competição do Ensino Médio. São 100 vagas disponíveis para equipes, que deverão ser formadas por até três alunos e um professor orientador. Já no dia 22, ocorrerá a disputa de alunos do Nível 3, com vagas para 50 equipes.

Na competição dos estudantes do Ensino Médio, o combustível do foguete é uma combinação de vinagre com bicarbonato de sódio. Quando os dois ingredientes entram em contato, uma reação química acontece, e faz com que o foguete seja impulsionado. Já na do Ensino Fundamental, a base é de água e se utiliza uma bomba de bicicleta. Desta forma, a garrafa enche e a pressão faz com que ela seja lançada.  

A Omafog é realizada anualmente pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). É inspirada nas competições nacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e tem as regras em consonância com as normas da XVII edição da Mobfog.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.