Campeonato Mundia

Seleção feminina estreia com vitória sobre Porto Rico

As brasileiras voltarão à quadra à 1h40 (horário de Brasília) da madrugada deste domingo (30) contra República Dominicana.

Imirante Esporte, com informações da CBV

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
O time verde e amarelo luta por um título inédito e tem como melhores resultados na competição três medalhas de prata.
O time verde e amarelo luta por um título inédito e tem como melhores resultados na competição três medalhas de prata. ( Foto: DIvulgação/FIVB )

JAPÃO - A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória no Campeonato Mundial. Na madrugada deste sábado (29), o Brasil levou a melhor sobre Porto Rico por 3 sets a 0 (27/25, 25/12 e 25/7), na Hamamatsu Arena, no Japão. O time verde e amarelo luta por um título inédito e tem como melhores resultados na competição três medalhas de prata (1994, 2006 e 2010) e uma de bronze (2014).

As brasileiras voltarão à quadra à 1h40 (horário de Brasília) da madrugada deste domingo (30) contra República Dominicana.

O Brasil está no grupo D do Campeonato Mundial ao lado da Sérvia, da República Dominicana, de Porto Rico, do Cazaquistão e do Quênia. As equipes se enfrentarão dentro do grupo e as quatro melhores classificadas passarão à segunda fase.

A ponteira Fernanda Garay foi maior pontuadora do confronto, com 13 pontos (nove de ataque, três de bloqueio e um de saque). A oposta Tandara, com 11 acertos, também se destacou no duelo. Pelo lado de Porto Rico, as atacantes Enright e Reyes marcaram sete pontos cada uma.

Ao final do duelo, Fernanda Garay fez uma análise da partida e falou da importância de iniciar a competição com uma boa vitória.

“Começamos com o pé direito, mas sabemos que temos um longo caminho pela frente e um desafio por dia. Fico feliz por iniciarmos a competição com essa vitória importante e sabemos que todos os resultados contarão para a classificação geral. Além disso, é muito bom voltar ao Japão que é um país que amo e admiro. Recebemos bastante calor humano, ainda mais em Hamamatsu que tem muitos brasileiros”, disse Fernanda Garay.

Outro destaque das brasileiras, a central Carol, que conseguiu uma longa e eficiente sequência de saques no terceiro set (o Brasil chegou a vencer a parcial por 15 a 0), comentou sobre o seu bom desempenho no fundamento.

“Lembro de uma partida da Superliga na qual saquei bastante, mas não chegou a 15 saques como hoje. Isso é fruto de muito treinamento e a comissão técnica está dando muito enfoque no saque. O primeiro jogo sempre tem muita ansiedade, mas aos poucos conseguimos colocar o nosso ritmo para sairmos de quadra com uma boa vitória”, explicou Carol.

O treinador José Roberto Guimarães elogiou a postura das brasileiras a partir do segundo set e parabenizou o grupo pelo bom começo de competição.

“Estreia de campeonato mundial é sempre um jogo nervoso. Porto Rico evoluiu muito nos últimos anos com jogadoras que estão melhores tecnicamente e fez um primeiro set muito bom. No segundo e no terceiro sets nosso time entrou com mais agressividade no saque e no bloqueio e diminuímos o número de erros para conseguirmos essa vitória”, afirmou José Roberto Guimarães

O jogo

O Brasil começou melhor e fez 10/8 com um ataque rápido da central Carol. Com volume de jogo, as brasileiras abriram quatro pontos (12/8). O Brasil manteve a vantagem no placar e foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16/12. O Brasil fez um ponto de bloqueio e a diferença se manteve no marcador (17/13). Porto Rico cresceu de produção e virou o marcador (18/17). O Brasil foi melhor na parte final da parcial e venceu o primeiro set por 27/25.

O Brasil fez os três primeiros pontos do segundo set. A central Carol conseguiu um ponto de bloqueio e as brasileiras aumentaram a vantagem no placar para três pontos (5/2). O time verde e amarelo foi para o primeiro tempo técnico com cinco de vantagem (8/3). A levantadora Dani Lins marcou um ponto de bloqueio e a diferença no placar subiu para seis pontos (13/7). Se aproveitando dos erros das porto-riquenhas, o time do treinador José Roberto Guimarães aumentou a diferença no placar para oito pontos 17/9. O Brasil dominou o placar até o final e venceu o segundo set por 25/12.

O time verde e amarelo fez os oito primeiros pontos do terceiro set. Com uma incrível sequência de Carol no saque, as brasileiras fizeram 15/0. Na segunda parada técnica, as brasileiras venciam a parcial por 16/1. O Brasil dominou a parcial até o final e venceu o primeiro set por 25/7 e o jogo por 3 sets a 0

EQUIPES:

Brasil – Dani Lins, Tandara, Fê Garay, Gabi, Carol e Bia. Líbero – Suelen
Entraram – Roberta, Natália, Rosamaria, Drussyla, Thaisa
Técnico – José Roberto Guimarães

Porto Rico – Valentin, Ocasio, Santana, Diana Reys, Enright, e Jusino. Líbero – Venegas
Entraram – Noami Santos, Perez, Santos, Ortiz e Leon
Técnico – Jose Mieles

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.