Futebol

China muda regulamento e beneficia jogadores estrangeiros

Anteriormente, os clubes tinham a permissão de contratar quatro estrangeiros e um jogador asiático.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Oscar foi uma das contratações mais importantes do futebol chinês nesta janela de transferências.
Oscar foi uma das contratações mais importantes do futebol chinês nesta janela de transferências. (Foto: AFP)

CHINA - A Federação Chinesa de Futebol promoveu neste final de semana a primeira mudança no regulamento do esporte do país desde 2009. A entidade ampliou o espaço destinado a atletas de fora do continente asiático nos elencos e alterou as normas que restringiam a participação de estrangeiros em partidas do Campeonato Chinês.

Anteriormente, os clubes tinham a permissão de contratar quatro estrangeiros e um jogador asiático cuja nacionalidade não fosse chinesa. A nova determinação autoriza as equipes a terem cinco estrangeiros oriundos de qualquer país.

A entidade também autorizou a escalação de três estrangeiros por partida, independentemente de qual for a nacionalidade dos jogadores. As regras anteriores diziam que quatro estrangeiros poderiam jogar juntos no país, mas ao menos um deveria ser de origem asiática.

As mudanças têm o intuito de ampliar a importância dos estrangeiros na popularização do esporte no país. Os chineses investiram pesado nesta janela de transferências e trouxeram novas estrelas de nível mundial para jogar a temporada de 2017, como o meia Oscar e o atacante Carlitos Tevez.

Segundo o jornal Marca, a federação procurou manter os cuidados com o desenvolvimento de jogadores chineses e estabeleceu uma regra exigindo a presença de pelo menos um atleta sub-23 nas escalações titulares. Um garoto da categoria também deverá estar presente no banco de reservas em todas as partidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.