Tênis

Concentração de substância ilícita no sangue de Sharapova surpreende ministro

Maria testou positivo para o <i>meldoniun</i> durante o Aberto da Austrália.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Sharapova tem 29 anos.
Sharapova tem 29 anos. ( Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas)

SÃO PAULO - O meldonium, substância que passou a ser proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) desde 1º de janeiro, foi encontrado em exames de sangue de mais de 100 atletas neste ano, sendo o caso mais famoso o da tenista Maria Sharapova. Há duas semanas, a Wada declarou que alguns poderiam ser absolvidos, uma vez que não se tinha a comprovação de que o medicamento, caso tivesse sido ingerido em 2015, sairia do corpo a tempo.

Contudo, o ministro do esporte da Rússia, Vitaly Mutko, descartou uma possível absolvição de Sharapova, já que a a concentração de meldoniun no sangue da atleta era maior do que a permitida pela Wada.

“O caso de Sharapova é mais complicado. A concentração em seu sangue excedia o estabelecido. Ela tomou o medicamento por vários anos com uma prescrição médica. Não vou afirmar se ela será punida ou não, só queremos que ela recupere sua posição no esporte”, declarou Mutko.

A ex-número 1 do mundo segue aguardando por ser julgamento, e mantém-se afastada das quadras desde março. Maria testou positivo para o meldoniun durante o Aberto da Austrália, em janeiro, e ainda não está definido quando a tenista retornará ao circuito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.