Handebol

Brasil atropela Dinamarca e vai à final histórica no Mundial

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

BELGRADO (SÉRVIA) - O Brasil segue fazendo história no Mundial Feminino de Handebol da Sérvia. Nesta sexta-feira, a Seleção atropelou a tricampeã olímpica Dinamarca por 27 a 21 e garantiu vaga na final da competição pela primeira vez em sua história. A adversária da decisão será a anfitriã Sérvia, que na outra semifinal do dia venceu a Polônia por 24 a 18.

Esta foi a segunda vitória brasileira sobre uma das principais favoritas ao título neste Mundial. Na primeira fase, o Brasil fez sua primeira grande exibição na competição e conquistou vitória por 23 a 18.

Ao contrário do duelo da fase de classificação, no entanto, ambas as equipes iniciaram a partida desta sexta-feira com cautela. Com a defesa bem postada e a goleira Babi novamente inspirada, o Brasil aproveitou duas roubadas de bola para abrir importante vantagem. Após sete minutos, o placar marcava 5 a 2 para a Seleção.

Mesmo com o técnico Morten Soubak realizando muitas alterações, o desempenho brasileiro em quadra seguiu o mesmo e a equipe ampliou a diferença para 10 a 5. A Dinamarca, no entanto, espoçou reação e diminuiu para 10 a 8. A Seleção, porém, não se abateu e rapidamente se recompôs em quadra, fechando o primeiro tempo com 14 a 10 a favor no placar.

Concentrado, a Seleção voltou para a segunda etapa disposta a definir a partida. Em apenas seis minutos, a vantagem no marcador já era de sete gols, com 19 a 12. Nos minutos finais, porém, o Brasil passou a ter seus ataques neutralizados pelas dinamarquesas e viu a equipe rival crescer em quadra. A seis minutos do fim, o placar, que antes marcava 22 a 17 para a Seleção, era de apenas 23 a 19.

A proximidade do fim de jogo, porém, aumentou o nervosismo da seleção Dinamarquesa. Se aproveitando do fato, o Brasil voltou a dominar o jogo e sacramentou a vitória com três gols seguidos, de Duda, Ana Paula e Dani. A equipe europeia aé marcou mais um, mas era tarde e nada mais impedia a classificação história brasileira.

A Sérvia, rival da decisão, também foi superada por 25 a 23 pela Seleção no Grupo B. Ao contrario do jogo em Nis, a final das 14h15 (de Brasília) deste domingo deve contar com apoio em massa da torcida da casa. Na semifinal desta sexta-feira, 16 mil pessoas acompanharam a vitória em cima da Polônia, em Belgrado, palco da decisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.