INGLATERRA - Uma pesquisa da Football Supporters' Association revelou que a maioria dos torcedores da Premier League é contra o uso do árbitro de vídeo (VAR). O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (30), indica forte rejeição à tecnologia nos estádios.
Maioria dos torcedores é contra o VAR
O estudo ouviu cerca de 8 mil torcedores, sendo que mais da metade frequenta pelo menos 15 jogos por temporada.
Os principais resultados mostram:
- 75% preferem futebol sem VAR
- 76% são contra o uso da tecnologia
- Mais de 70% dizem que o VAR não melhorou decisões
- Apenas 3,3% afirmam melhora na experiência
- 91,7% dizem que o VAR tirou a espontaneidade dos gols
Segundo Thomas Concannon, representante da FSA, os dados refletem a insatisfação geral.
“Os resultados mostram que a maioria dos torcedores quer que o VAR seja eliminado.”
Experiência nos estádios é principal crítica
Entre as principais reclamações dos torcedores estão:
- Demora nas decisões
- Falta de clareza durante as revisões
- Interrupções que quebram o ritmo do jogo
Além disso, muitos afirmam que o sistema prejudica a experiência de quem está no estádio, que frequentemente não entende o motivo das paralisações.
Rejeição também aparece entre quem assiste pela TV
Apesar da crítica recorrente de que o VAR beneficia quem acompanha os jogos pela televisão, a pesquisa aponta que 94% dos torcedores não acreditam que a tecnologia melhora a experiência nem mesmo fora dos estádios.
Premier League defende uso da tecnologia
Em resposta, a Premier League destacou avanços recentes para reduzir impactos negativos do VAR.
Segundo a liga, medidas adotadas incluem:
- Anúncios dos árbitros nos estádios
- Comunicação mais clara com o público
- Uso de impedimento semiautomático
A liga afirma ainda que o VAR aumenta a precisão das decisões, com cerca de 100 revisões corretas por temporada.
Arbitragem aponta melhora nos números
A Professional Game Match Officials Limited informou que o tempo médio de revisão caiu para 48 segundos por partida.
Além disso, a entidade destaca:
- Intervenção média de uma vez a cada quatro jogos
- Taxa de acerto de 96% após uso do VAR
Mesmo com os dados positivos, a rejeição popular segue alta e mantém o debate sobre o uso da tecnologia no futebol.
Saiba Mais
- Liverpool mira Xabi Alonso para substituir Arne Slot
- Piquerez sofre lesão no tornozelo e passará por cirurgia antes da Copa
- Klopp nega contato com o Real Madrid e afasta negociação
- Salah deixa Liverpool e anuncia saída ao fim da temporada
- Hansi Flick diz que Barcelona será seu último clube e crava permanência
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.