ITÁLIA - Lucas Pinheiro Braathen fez história neste sábado (14) ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno. A vitória veio no slalom gigante, em Milão-Cortina, na Itália, garantindo também o primeiro pódio brasileiro na história da competição.
Ouro histórico para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno
Grande esperança brasileira na modalidade, Lucas Pinheiro Braathen dominou a prova desde a primeira descida no Stelvio Ski Centre. Ele liderou a fase classificatória com o tempo de 1min13s92 e confirmou o título na segunda descida, ao marcar 1min11s08, somando 2min25s no total.
O brasileiro superou os suíços:
- Marco Odermatt (2min25s58), medalha de prata;
- Loic Meillard (2min26s17), medalha de bronze.
Além de ser o primeiro medalhista olímpico de inverno do Brasil, Lucas também se tornou o primeiro atleta da América do Sul a subir ao pódio na história dos Jogos de Inverno.
Emoção após a conquista
Após garantir o ouro inédito, Lucas Pinheiro Braathen celebrou o feito e destacou o orgulho de representar o Brasil.
— Inexplicável. Totalmente inexplicável. Não sei como colocar em palavras as minhas sensações agora. Só queria compartilhar. Todo mundo assistindo no Brasil, me acompanhando, torcendo por mim. Provavelmente isso pode ser inspiração para crianças da nova geração. Não importa onde você está, suas roupas, a cor da sua pele. O que importa é o que existe aqui dentro (apontando para o coração). Meu coração aqui hoje é com força brasileira, para trazer essa bandeira para cima do pódio. É do Brasil!
Melhor campanha brasileira na história
Antes do ouro de Lucas Pinheiro Braathen, o melhor resultado do país em Jogos Olímpicos de Inverno havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross em Turim 2006. Depois disso, Nicole Silveira alcançou a 13ª colocação no skeleton em Pequim 2022.
Nascido em Oslo, na Noruega, filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas optou por representar o Brasil internacionalmente e já despontava como principal nome da delegação.
Próxima prova
Após a conquista histórica, Lucas Pinheiro Braathen volta às pistas na próxima segunda-feira (16), quando disputará o slalom, com chance de ampliar ainda mais a campanha brasileira em Milão-Cortina.
Saiba Mais
- Pat Burgener e Augustinho Teixeira representam o Brasil no snowboard halfpipe nos Jogos Olímpicos de Inverno
- “Deus dos Quádruplos” volta às Olimpíadas com saltos inéditos
- Começam os Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, na Coreia do Sul
- Pequim vence disputa e será sede dos Jogos de Inverno de 2022
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.