Retrospecto

Maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis valorizam participação no Mundial de Fórmula Kite 2025 na Itália

Maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis representam o Maranhão no Mundial de Fórmula Kite 2025, na Itália, e já focam nos Jogos Olímpicos de 2028.

Imirante Esporte, com informações da assessoria

Bruno Lobo e Socorro Reis encerram participação no Mundial de Fórmula Kite 2025
Bruno Lobo e Socorro Reis encerram participação no Mundial de Fórmula Kite 2025 (Divulgação)

CAGLIARI (ITÁLIA) – Multicampeões brasileiros de Fórmula Kite, os maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis encerraram, no último domingo (5), suas participações no Campeonato Mundial de Fórmula Kite 2025, realizado na Praia de Poetto, em Cagliari, na Itália. A competição, iniciada em 28 de setembro, reuniu os melhores atletas do mundo e serviu como importante preparação para os maranhenses rumo aos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

VEJA MAIS 

Lucas Fonseca é o melhor brasileiro no Mundial de Kite

Bruno Lobo fecha entre os 15 melhores do mundo

Patrocinado pelo Grupo Audiolar, pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e pelo Bolsa Atleta, Bruno Lobo mostrou alto nível técnico e venceu três regatas durante o Mundial de Fórmula Kite. Apesar de contratempos, como enroscos, quedas e uma queima de largada, o atleta garantiu o 13° lugar na classificação geral e terminou como o segundo melhor das Américas.

“Ganhei regatas, me senti muito bem mental e fisicamente, mas tive contratempos que me custaram pontos preciosos. Mesmo assim, procurei dar o meu máximo em todas as regatas. O resultado não reflete totalmente a forma como velejei, mas saio fortalecido para os próximos desafios”, afirmou Bruno Lobo.

Antes do Mundial, o maranhense teve grande desempenho no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, disputado em Urla, na Turquia, em maio. Bruno encerrou a competição em 7º lugar, sendo o melhor atleta das Américas, mesmo enfrentando uma lesão durante o torneio.

O desempenho confirma a excelente fase do atleta, que em 2024 fez história ao terminar os Jogos Olímpicos de Paris na sexta colocação e ser eleito o melhor atleta da vela no Prêmio Brasil Olímpico 2024, considerado o “Oscar do Esporte Brasileiro”.

Socorro Reis garante Top 3 das Américas

A também maranhense Socorro Reis, patrocinada pelo Grupo Audiolar, Brasilcap, Bolsa Atleta e pelo Governo do Estado, encerrou o Mundial na 25ª colocação geral, garantindo o Top 3 entre as atletas das Américas. O resultado mantém Socorro firme na briga por uma vaga nos Jogos de Los Angeles 2028.

“Feliz por competir de igual para igual com as melhores do mundo. Dei o meu melhor, mesmo diante das dificuldades. Agora é focar na preparação para 2026, pois temos uma longa jornada pela frente. Agradeço aos patrocinadores e à torcida que sempre me acompanha”, destacou Socorro.

Antes do Mundial, Socorro já havia alcançado o 17º lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, também realizado na Turquia, além de conquistar o vice-campeonato do Sertões Kitesurf e disputar o Mundial de 2024.

Rumo ao ciclo olímpico de 2028

Com os resultados obtidos em Cagliari, Bruno Lobo e Socorro Reis seguem entre os principais nomes do kitesurf das Américas. Ambos reforçam o protagonismo do Maranhão na vela brasileira e mantêm o foco total no ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028, com novos desafios previstos para 2026.

Destaques dos maranhenses no Mundial de Fórmula Kite 2025

Bruno Lobo: 13º lugar geral / 2º das Américas / 3 vitórias em regatas

Socorro Reis: 25º lugar geral / Top 3 das Américas

Local: Praia de Poetto, Cagliari (Itália)

Data: 28 de setembro a 5 de outubro de 2025

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.