Jogos Paralímpicos

Maranhense Pâmela Pereira reúne paratletas brasileiros na Vila Olímpica

Pâmela Pereira, do vôlei sentado, reuniu os brasileiros em Paris; cerimônia de abertura será na próxima quarta-feira (28).

Imirante Esporte, com informações do CPB

Pâmela Pereira reúne paratletas brasileiros na Vila Olímpica
Pâmela Pereira reúne paratletas brasileiros na Vila Olímpica (Reprodução)

PARIS - Os Jogos Paralímpicos começam no dia 28 deste mês, na próxima semana, e a delegação brasileiro começa a se juntar na nova Vila Olímpica de Paris, adaptada para os paratletas que estão chegando. E a maranhense Pâmela Pereira, do vôlei sentado, reuniu a galera e fez um registro desse momento histórico na capital francesa. A cerimônia de abertura, marcada para a próxima quarta-feira, será na Champs-Élysées e fora de um estádio pela primeira vez na história. São seis maranhenses no total nos jogos , em cinco esportes no quadro paralímpico (bocha, vôlei sentado, atletismo, tiro com arco e futebol).

VEJA MAIS 

Conheça os atletas maranhenses nas Paralimpíadas deste ano

Os remadores, mesatenistas e jogadores de vôlei estão em solos franceses desde a terça-feira da semana passada, 13, com atividades em Mathaux, Saint-Julien e Troyes, respectivamente, na região de Aube, a cerca de 160 km de Paris. Já os arqueiros, halterofilistas e jogadores de bocha realizaram a aclimatação fora da França.

Desde o término dos Jogos Olímpicos, a Vila passou por uma transformação para receber os atletas com deficiência. Além da troca da identidade visual, na qual os aros olímpicos deram lugares aos agitos paralímpicos, rampas foram construídas nas áreas externas para a melhor locomoção dos cadeirantes. Os apartamentos que serão utilizados durante a competição possuem pelo menos um banheiro adaptado.

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.