Made in MA

Maranhense conquista Taça de Portugal com a equipe do Porto e acumula títulos

Wenderson Galeno atuou como titular na decisão e conquistou sua quarta taça nesta competição.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Galeno celebra título ao lado de companheiros
Galeno celebra título ao lado de companheiros (Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - A equipe do Porto foi campeã da Taça de Portugal no último fim de semana e teve maranhense brilhando por lá. Wenderson Galeno atuou como titular e no fim celebrou bastante seu terceiro título na competição. Já a equipe do Porto chegou ao seu 20º título ao superar o Sporting, neste domingo (26), por 2 a 1. Em março deste ano, Galeno, que é Barra do Corda, município a 462 km de São Luís, decidiu não defender a seleção portuguesa para atender convocação de Dorival Jr. para Seleção Brasileira. 

VEJA MAIS 

Atacante maranhense Galeno celebra estreia na Seleção Brasileira: "Sonho de criança se realizou"

Em uma partida bastante disputada, realizada no Estádio Nacional do Jamor, o Sporting saiu na frente logo no início, com um gol de cabeça do zagueiro Jeremiah St. Não demorou e os Dragões buscaram o empate. A zaga do Sporting bateu cabeça e Catamo mandou a bola nos pés de Evanilson. O atacante brasileiro botou para o fundo das redes. Na sequência, Galeno chegou a sofrer um pênalti, mas a o VAR cancelou a infração. 

Após empate por 1 a 1, já na prorrogação, não teve jeito. Evanilson foi lançado, o goleiro Diogo Pinto saiu muito mal do gol e acabou acertando o brasileiro. Pênalti, que Taremi bateu no meio do gol e fez o gol do título.

De Barra do Corda para o mundo

Nascido em Barra do Corda, município a 462 km de São Luís, Galeno não teve passagens por clubes maranhenses e foi revelado nas categorias de base do Trindade-GO, onde também disputou os seus primeiros compromissos como profissional. Depois de uma rápida passagem pelo Grêmio Anápolis, o atacante maranhense foi contratado pelo time B do Porto com apenas 19 anos.

Sem espaço na equipe principal do Porto, Galeno atuou por empréstimo no Portimonense e no Rio Ave, até acertar com o Braga, onde teve um desempenho excepcional em duas temporadas e meia. Com o sucesso no Braga, Galeno foi recontratado pelo Porto em janeiro de 2022 e, desde então, se tornou um dos pilares do ataque dos Dragões.

Na temporada 2023/24, Galeno já disputou 36 partidas pelo Porto, com 13 gols marcados e 11 assistências. O atacante maranhense é o vice-artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com cinco gols, atrás apenas de nomes consagrados do futebol mundial, como Harry Kane, Kylian Mbappé e Erling Haaland.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.