Skate street

Rayssa Leal é única brasileira a avançar às semifinais do Qualificatório Olímpico de skate

Skatista maranhense avançou na sexta colocação e vai disputar vaga na final na manhã deste sábado (18).

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 17/05/2024 às 11h12
Rayssa Leal durante etapa classificatória
Rayssa Leal durante etapa classificatória (Reprodução)

XANGAI - A noite da quinta-feira (16) e a madrugada desta sexta-feira (17) foram de intensas disputas da Série Qualificatória Olímpica de skate, que está acontecendo em Xangai, na China. Entre as mulheres, apenas a maranhense Rayssa Leal foi a única brasileira a avançar às semifinais da modalidade street. (Veja o horário das provas abaixo). 

Essa etapa de Xangai é a primeira de duas etapas que servirão para definir os últimos classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A segunda prova será em Budapeste, na Hungria, e ao final dela, todos os pontos obtidos serão somados pelo ranking. No final, os 20 melhores skatistas de cada modalidade vão aos jogos Olímpicos. Há o limite de três cotas por gênero para cada comitê olímpico nacional.

No Street feminino a disputa da Série Qualificatória Olímpica acontece nos mesmos moldes do skate Park masculino, com a diferença apenas no número de voltas de cada atleta: duas. O Brasil contou com a participação de seis atletas na etapa de classificação. Dentre eles, apenas a medalhista olímpica e campeã mundial, Rayssa Leal (6º – com 76.01), conseguiu avançar às semifinais.

Vice-líder do ranking mundial na modalidade street, Rayssa Leal está muito perto de garantir sua vaga nas Olimpíadas. A maranhense de Imperatriz é medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio e acumula conquistas como o bicampeonato nos X Games (2022 e 2023) e na na Liga Mundial (SLS) e o ouro no Mundial da World Skate.

*Olympic Qualifier Series de Xangai (CHI)

Cronograma
Terça (14) e quarta (15) - treinos oficiais - Park e Street

Street
Quinta (16) - 1h30 da manhã (BRA) - Classificatórias - Street Masculino - Baterias 1 e 2 / 6h30 da manhã (BRA) - Street Masculino - Baterias 3 e 4

Sexta (17) - 1h30 da manhã (BRA) - Classificatórias - Street Feminino - Baterias 1 e 2 / 6h30 da manhã (BRA) - Street Feminino - Baterias 3 e 4

Sábado (18) - 1h15 da manhã (BRA) - Semifinal - Street Masculino - Baterias 1 e 2 / 7h da manhã (BRA) - Semifinal - Street Feminino - Baterias 1 e 2

Domingo (19) - 00h45 (BRA) - Final - Street Masculino / 5h30 da manhã (BRA) - Final - Street Feminino

* Xangai está 11 horas à frente do fuso de Brasília

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.