Histórico

Seleção Brasileira conquista ouro inédito na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Equipe brasileira ficou em 1º lugar na da prova de cinco arcos do Challenge de Portimão, em Portugal.

Imirante Esporte, com informações da CBG

Giovanna Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges formam time brasileiro
Giovanna Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges formam time brasileiro (Divulgação / CBG)

PORTIMÃO (Portugal) - O Brasil fez história na ginástica rítmica. Depois de conquistar o  inédito bronze da prova geral em março em uma etapa da Copa do Mundo, neste domingo (7), a equipe brasileira ganhou seu primeiro ouro na competição internacional. Giovanna Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges levaram o título da prova de cinco arcos do Challenge de Portimão, em Portugal.

Com uma apresentação praticamente irretocável, o Brasil recebeu apoio do público lusitano, que bateu palmas ritmadamente e depois vibrou muito ao final da apresentação. Graças a tudo isso, Duda Arakaki, Nicole Pircio, Giovanna Silva, Victória Borges e Sofia Madeira (Julia Kurunczi como reserva) foram premiadas com a nota 34.600, superando as duas potências que completaram o pódio – a forte Espanha (34.450), e as favoritas italianas (33.800), que cometeram um erro bem visível no final da apresentação, e tiveram que se contentar com um bronze.

“Estamos muito felizes, por toda a trajetória nesta competição. Não competimos bem no geral, o que abalou o grupo, porque treinamos muito, e mesmo assim apresentamos falhas em demasia. Ontem, ficamos até 1h da manhã conversando. Disse às atletas que a final do conjunto simples era a nossa última chance. Era como um leão caçando na savana. Ou abatíamos uma presa ou morreríamos de fome. Felizmente, elas conseguiram fazer uma apresentação sem erros visíveis. A gente sabe que, se não falharmos, vamos ao pódio. Hoje, no caso, além disso, ainda conseguimos o ouro, o que não esperávamos, porque foi a vez de a Itália errar. Certamente, esse resultado vai fortalecer a confiança de todas, para nos mantermos firmes nessa caminhada”, disse a treinadora Camila Ferezin.

Camila explicou as dificuldades enfrentadas pelo conjunto. “A Sofia Madeira não está 100% e tem treinado só em um período. Para poupá-la, nós a colocamos só na série de cinco arcos. Na outra série, utilizamos a Julia, e é normal ter problemas de sintonia e de execução com uma ginasta nova. Hoje, elas acertaram tudo. Quando apresentamos a coreografia toda limpa, somos uma equipe muito competitiva”.

Seleção Brasileira de Conjunto

Giovanna Silva

Maria Eduarda Arakaki

Nicole Pircio

Victória Borges

Sofia Madeira

Julia Kurunczi

CONJUNTO SIMPLES – 5 ARCOS

1) BRASIL – 34.600

2) Espanha – 34.450

3) Itália – 33.800

4) Azerbaijão – 32.150

5) México – 30.800

6) Japão – 30.600

7) Alemanha – 29.050

8) França – 27.750

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.