Destaque na Europa

Maranhense ganha destaque e deve defender em breve seleção de Portugal

Galeno atua no Porto e, após ótimas temporadas, tem seu nome ventilado no time nacional português.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/12/2022 às 17h49
Galeno celebra gol com a camisa do Porto
Galeno celebra gol com a camisa do Porto (Reprodução / Twitter Porto)

SÃO LUÍS – A seleção de Portugal tinha três brasileiros naturalizados na Copa do Mundo do Catar – Pepe, Otávio e Matheus Nunes –, e no futuro pode ganhar mais um “reforço” do Brasil, e desta vez maranhense. Trata-se do atacante Galeno, de 25 anos, cotado pela imprensa portuguesa como um futuro atleta da seleção nacional, que no momento está sem técnico desde a saída de Fernando Santos. Wenderson Rodrigues do Nascimento Galeno nasceu em Barra do Corda ( distante 346.46 km de São Luís) e começou sua carreira no futebol de Goiás.

Com uma carreira consolidada no futebol português, com boas passagens por Braga e agora Porto, onde vai para sua segunda temporada, o atacante maranhense atravessa novo bom momento e seu nome ganha força para vestir a camisa da seleção portuguesa. Na atual temporada, Galeno tem 25 jogos, 10 gols e duas assistências. Galeno passou a ficar mais conhecido quando, na temporada passada, marcou o gol de número 1000 do Brasil na Champions League. Galeno cumpriu tempo necessário para tirar a cidadania portuguesa e o processo, que já foi iniciado, deve ser encerrado em breve.

Carreira de Galeno 

Sem atuar de forma profissional no Maranhão, Galeno saiu de Barra do Corda, ainda com 14 anos, para Goiás, onde jogou nas categorias de base do Trindade. Pela mesma equipe ele se profissionalizou em 2016 e foi considerado a revelação do Campeonato Goiano daquele ano. Na mesma temporada foi contratado pelo Grêmio Anápolis, mas não chegou nem atuar, e se transferiu para o Porto, sua primeira equipe de Portugal.

Com poucas partidas pela equipe profissional do Porto, Galeno foi emprestado ao Portimonense e, em seguida, retornou aos Dragões. Após sete partidas saiu por empréstimo novamente, desta vez para o Rio Ave. No Rio Ave o meia se destacou, virou titular, e, depois de uma bela partida em uma vitória sobre o Braga, foi comprado pelo seu atual clube.

Galeno já foi eleito o melhor em campo pelo Braga na final da Taça de Portugal, se sagrando campeão após vitória sobre o Benfica por 2 x 0, em 2021.

O também atacante Dyego Souza é outro maranhense que se naturalizou e vestiu a camisa da seleção de Portugal.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.