Copa do Mundo

Argentina leva susto no fim, mas vence a Austrália e avança às quartas da Copa do Mundo

Lionel Messi comandou triunfo argentino; próximo rival será a Holanda.

Gazetapress

- Atualizada em 03/12/2022 às 20h42
Messi comemora: a Argentina bateu a Austrália nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Messi comemora: a Argentina bateu a Austrália nas oitavas de final da Copa do Mundo. (Reprodução / Twitter @Argentina)

DOHA (CATAR) - Neste sábado, Lionel Messi marcou em seu milésimo jogo como profissional e garantiu a seleção argentina nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O time sul-americano, que também balançou as redes com Julián Álvarez, avançou no torneio após vencer a Austrália por 2 a 1. Já Craig Goodwin fez o único dos australianos no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan.

A Argentina retorna aos gramados na sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), para enfrentar a Holanda, que bateu os Estados Unidos por 3 a 1. A partida das quartas de final será disputada no Estádio Lusail. A Austrália, por sua vez, se despede nas oitavas e iguala a sua melhor campanha, registrada em 2006, no Mundial da Alemanha.

O jogo

Os primeiros minutos foram disputados e contaram com um paradigma bastante claro. Enquanto a Argentina de Lionel Scaloni dominava a posse de bola e atacava, a Austrália comandada por Graham Arnold focava na defesa sólida e compacta. Os sul-americanos, porém, trocaram passes e criaram poucas oportunidades. O time da Oceania até ensaiou uma reação, mas não demorou para ficar em desvantagem.

A Argentina abriu o placar aos 35 minutos, depois de bela jogada oriunda de falta pela direita. Messi executou a cobrança, recebeu de Papu Gómez após desvio e tocou em direção a Alexis Mac Allister, que acionou Nicolás Otamendi. O zagueiro apenas amorteceu para o craque, que entrou na área e bateu rasteiro, no canto esquerdo, sem chances para o goleiro.

A etapa complementar também não teve um início cheio de finalizações, mas, apesar disso, os argentinos aumentaram o marcador. O segundo gol saiu aos oito minutos, após falha de Matthew Ryan, que recebeu passe do zagueiro, dominou e tentou driblar Rodrigo de Paul. Porém, o goleiro australiano não conseguiu efetuar a finta e viu Álvarez recuperar a posse e finalizar rasteiro, sem muita força. A bola percorreu lentamente o gramado e cruzou a linha no canto esquerdo da meta.

A Austrália pouco criou após levar o segundo gol, mas conseguiu diminuir o placar aos 32. Após cruzamento pela esquerda e rebatida da defesa argentina, Goodwin acertou um chutaço de longe. A bola desviou em Enzo Fernández, enganou Emiliano Martínez e entrou no lado direito, rente à trave. Dois minutos mais tarde, Aziz Behich, em uma linda jogada, percorreu o campo ofensivo rapidamente, driblou quatro marcadores e entrou na área. O lateral esquerdo finalizou, mas foi travado por Lisandro Martínez, que impediu uma verdadeira pintura.

O time de Graham Arnold cresceu na reta final do jogo e, buscando o empate, partiu para cima do adversário. Contudo, apesar da pressão, a equipe comandada por Lionel Scaloni trocou passes, segurou a bola e perdeu duas chances claras, com Lautaro Martínez. Os argentinos conseguiram manter o resultado positivo de 2 a 1 e, desta forma, asseguraram a vaga na próxima fase do Mundial.

Assista ao vídeo em alta definição no OneFootball:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.