Vídeo: raio-x das equipes

Sob tensão, Irã e EUA disputam vaga no Grupo B no estádio Al Thumama

Diferentemente do Irã, os Estados Unidos ainda não venceram no Mundial.

Gazetapress

Atualizada em 29/11/2022 às 09h31
Os EUA têm um empate e uma vitória nesta fase da Copa
Os EUA têm um empate e uma vitória nesta fase da Copa (Reprodução / Twitter da FIFA)

Doha - Nessa terça-feira (29), Estados Unidos e Irã se enfrentam em confronto direto por uma vaga nas oitavas de finais, em partida válida pela terceira rodada do Grupo B da Copa do Mundo. A bola vai rolar às 16 horas (de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha, no Catar.  Esse duelo está sendo marcado por farpas fora de campo. Em entrevistas, personagens ligados às seleções trocaram acusações, o que acabou gerando até uma tensão política. 

Os iranianos tiveram uma estreia ruim na competição, sendo goleados por 6 a 2 pela Inglaterra. Porém, a equipe se redimiu com a vitória contra País de Gales.Agora, a seleção ocupa a segunda posição, com três pontos.



Diferentemente do Irã, os Estados Unidos ainda não venceram na Copa do Mundo. Na primeira rodada, os comandados de Gregg Berhalter empataram contra os galeses. Depois, apesar de terem jogado melhor, não saíram do 0 a 0 contra os ingleses. Assim, estão na terceira posição com apenas dois pontos.

Para se classificar, o Irã pode até empatar, desde que os ingleses não vençam os galeses. Por outro lado, os americanos precisam dos três pontos para se manterem vivos no torneio.

As seleções já se enfrentaram em uma Copa do Mundo. Na edição de 1998, realizada na França, os iranianos bateram os Estados Unidos por 2 a 1. Desde então, as seleções se enfrentaram apenas uma vez, em um amistoso que terminou empatado.

Para a última rodada, tanto os americanos quanto o Irã não têm nenhum desfalque. Dessa forma, devem manter a escalação titular do jogo anterior.

Tensão 

A entrevista na véspera do jogo, com o técnico dos EUA, Gregg Berhalter e com capitão Tyler Adams, foi muito tensa, com poucas perguntas sobre futebol e muitas sobre conflitos entre os países.

Os jornalistas, especialmente os iranianos, adotaram uma postura mais agressiva nos questionamentos. As acusações de Jurgen Klinsmann e o pedido de exclusão dos Estados Unidos após mudança na bandeira iraniana em post nas redes sociais foram alguns dos assuntos que entraram em pauta.

FICHA TÉCNICA

IRÃ x ESTADOS UNIDOS

Local: Estádio Al Thumama, em Doha (Catar)
Data: 29 de novembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Antonio Mateu (Espanha)
Assistentes: Pau Cebrian e Roberto Diaz (Espanha)
VAR: Juan Martinez (Espanha)

IRÃ

Alireza Beiranvand; Sadegh Moharrami, Hossein Kanaanizadegan, Majid Hosseini, Ehsan Hajsafi; Ahmad Nourollahi, Saeid Ezatolahi, Omid Ebrahimi; Alireza Jahanbakhsh, Karim Ansarifard, Mehdi Taremi
Técnico: Carlos Queiroz

ESTADOS UNIDOS

Matt Turner; Sergino Dest, Walker Zimmerman, Tim Ream, Antonee Robinson; Tyler Adams, Yunus Musah, Weston McKennie; Christian Pulisic, Josh Sargent, Timothy Weah
Técnico: Gregg Berhalter

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.