Dia de "zebra"

Marrocos surpreende, bate a Bélgica e vai à liderança do grupo F

O triunfo marroquino foi com gols de Sabiri e Zyech na etapa final.

Gazetapress

Atualizada em 27/11/2022 às 12h16
Jogadores do Marrocos fizeram a festa depois do apito final
Jogadores do Marrocos fizeram a festa depois do apito final (Reprodução / Twitter FIFA)

DOHA - Após estrear com um empate por 0 a 0 contra a Croácia, Marrocos surpreendeu a Bélgica no estádio Al Thumama e fez valer mais uma zebra nesta Copa do Mundo. O time saiu vitorioso no duelo deste domingo, por 2 a 0, pela segunda rodada do grupo F da competição. O triunfo, com gols de Sabiri e Zyech na etapa final, marcou os primeiros três pontos do time no Mundial do Catar.

Com a derrota, a seleção belga desperdiçou a chance de garantir classificação às oitavas de final do campeonato. A equipe, agora, é a segunda colocada do grupo, com três pontos, atrás do líder Marrocos, com quatro. Croácia e Canadá se enfrentam ainda neste domingo, às 13 horas (de Brasília), no estádio Internacional Khalifa, e podem embolar o grupo.

O time africano, por sua vez, ficou perto de ir ao mata-mata da Copa pela segunda vez na sua história. Caso o feito se concretize, igualaria a melhor campanha do país no torneio, obtida em 1986. Além disso, a vitória deste domingo foi apenas a terceira da seleção em seis Mundiais disputados.

A partida também marcou a estreia do atacante Romelu Lukaku na Copa do Catar. O jogador, que chegou lesionado à competição, ficou de fora no primeiro jogo da Bélgica e esteve no banco de reservas neste domingo. Ele, que é o artilheiro belga na história da seleção (68), no ciclo pós-2018 (28) e em Copas do Mundo (5), entrou durante o segundo tempo do confronto, mas não conseguiu balançar as redes.

Marrocos e Bélgica irão definir sua vida no torneio nesta quinta-feira, ao meio-dia (de Brasília). Belgas encaram o time da Croácia, no estádio Ahmad Bin Ali, enquanto os marroquinos duelam contra Canadá, no Al Thumama.

Primeiro tempo pouco inspirado e gol anulado

O primeiro tempo foi morno, de pouca inspiração e muito expiração. Ambas as equipes correram e brigaram, mas produziram pouquíssimas chances de gol. A primeira foi surgir só aos 18 minutos, quando o ala Meunier ficou livre para finalizar de fora da área, arriscou, mas Munir defendeu.

O time de Marrocos respondeu na sequência, aos 20. O atacante Zyech finalizou de fora da área, mas mandou por cima. Com 32 no relógio, Meunier teve nova oportunidade e desta vez optou por cruzar rasteiro, mas o passe parou nas mãos de Munir. Dois minutos depois, Hakimi invadiu a área belga e chutou com perigo.

A seleção marroquina chegou a balançar as redes, mas o tento foi anulado. Zyech cobrou falta na área, a bola passou por todo mundo e entrou. No entanto, o VAR viu interferência do zagueiro Saiss, que estava em posição de impedimento.

Segundo tempo

A etapa final começou movimentada e contou com uma grande chance de gol marroquina logo aos 11 minutos. Boufal avançou pela esquerda, bateu cruzado e viu a bola passar raspando a trave de Courtois. A equipe de Marrocos pressionou a Bélgica e assustou os adversários em dois cruzamentos, aos 18 minutos, mas a defesa afastou as jogadas.

Mertens desafogou para a seleção belga aos 20 minutos, em boa finalização de fora da área espalmada pelo goleiro. No entanto, aos 27, Marrocos enfim abriu o marcador. Sabiri, que havia acabado de entrar no jogo, surpreendeu e cobrou uma falta próxima à marca do escanteio direto ao gol, e Courtois não conseguiu evitar.

FICHA TÉCNICA
BÉLGICA 2 X 0 MARROCOS

Local: Estádio Al Thumama, em Doha, (QAT)
Data: 27 de novembro de 2022, domingo
Horário: às 10 horas (de Brasília)
Árbitro: Cesar Ramos (MEX)
Assistentes: Alberto Morin (MEX) e Miguel Hernandez (MEX)
VAR: Fernando Guerrero (MEX)
Cartões amarelos:
Cartões vermelhos:

GOLS: Marrocos: Sabiri, aos 27' do 2T e Zyech, aos 46' do 2T

BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Vertonghen e Castagne; Meunier, Onana (Tielemans), Witsel e Thorgan Hazard; De Bruyne e Eden Hazard (Mertens); Batshuayi.
Técnico: Roberto Martínez.

MARROCOS: Munir; Hakimi (Attiat-Allah), Aguerd, Saiss e Mazraoui; Ounahi, Amrabat e Amallah (Sabiri); Ziyech, En-Nesyri e Boufal.
Técnico: Walid Regragui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.