Copa do Mundo

Austrália vence Tunísia e conquista primeiros três pontos, embolando grupo D

Com esse resultado, a Austrália empatou com a França em pontos, mas está na 2ª posição.

Gazetapress

- Atualizada em 26/11/2022 às 10h15
Partida foi disputada no Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah
Partida foi disputada no Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah (Reprodução / Twitter oficial da FIFA)

SÃO PAULO - A Austrália venceu seu primeiro jogo na Copa do Mundo de 2022 na manhã deste sábado (26), ao bater a Tunísia pelo placar mínimo, de 1 a 0, no Estádio Al-Janoub. O gol foi marcado por Duke, ainda no primeiro tempo.

Com esse resultado, a seleção empatou com a França em pontos, mas está na segunda colocação do grupo D. Os atuais campeões mundiais jogam ainda neste sábado, contra a Dinamarca, às 13h (de Brasília).

Já a Tunísia, que havia empatado na primeira rodada com os dinamarqueses, está na lanterna da chave e vê mais longe o sonho de avançar para as oitavas do Mundial pela primeira vez na história.

Na quarta-feira, a Austrália enfrenta a Dinamarca, enquanto a Tunísia pega a França, ambos os jogos às 12h (de Brasília), na última rodada da fase de grupos.

Gol de Duke e chances da Tunísia

Em começo de duelo bastante disputado, os australianos ficavam mais com a bola na tentativa de construção de jogadas e explorando as laterais do campo e bolas alçadas em faltas. Do outro lado, os tunisianos tentavam conter o ímpeto adversário.

Sempre na tentativa, ainda que não certeira, a Austrália seguiu pressionando, mas a Tunísia respondeu em contra-ataque com Jebali e Msakni.

Apesar do melhor momento do lado de lá, a zaga australiana deu um chutão, encontrou Duke, que tocou para McGree e, depois de cruzamento de Goodwin, reencontrou o centroavante. Ele cabeceou cruzado e encobriu o goleiro, abrindo o marcador.

A resposta aconteceu no fim do primeiro tempo, em dois lances. Aos 40, Msakni abriu para Dräger do lado direito do ataque. O forte chute acabou cortado por carrinho certeiro de Souttar, mandando para escanteio.

Já nos acréscimos, Jebali cruzou rasteiro para Msakni, que chutou forte de primeira, passando à esquerda de Mat Ryan.

Disputa e placar inalterado

No retorno do intervalo, os tunisianos partiram para cima na tentativa de empatar o duelo nos primeiros minutos, mas, aos dez, Irvine ficou com a bola no meio de campo e avançou para Goodwin, que cruzou com perigo, com desvio de Dahmen.

Percebendo a melhora do adversário, o técnico Graham Arnold realizou duas modificações, mas, na sequência, belo lance envolvendo Laïdouni, Msakni e Sliti, com passe de letra e chute para o gol, mas a bola explodiu na defesa.

A resposta veio aos 25, após roubada de bola de Mooy. Maclaren foi até a linha de fundo e cruzou para Leckie, mas ele não conseguiu alcançar a bola. Pouco depois, Mooy mandou um chutaço para fora, perto do gol de Dahmen. Antes, Mat Ryan defendeu chute de Msakni.

Partindo para o fim do duelo, a Tunísia foi para cima, primeiro em contra-ataque com Khenissi, desarmado na hora certa por Souttar, e depois em chute de Khazri, defendido por Ryan.

FICHA TÉCNICA

TUNÍSIA 0 X 1 AUSTRÁLIA

Local: Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah (QAT)
Data: 26 de novembro de 2022, sábado
Horário: Às 7h (de Brasília)
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Assistentes: Rafael Foltyn (ALE) e Jan Seidel (ALE)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Cartões amarelos: Laïdouni, Abdi e Sassi (Tunísia)
GOLS: Austrália: Duke, aos 22 minutos do 1ºT.

TUNÍSIA: Dahmen; Talbi, Meriah e Bronn (Kechrida); Abdi, Skhiri, Laidouni (Khazri) e Drager (Sassi); Sliti, Msakni e Jebali (Khenissi).
Técnico: Jalel Kadri.

AUSTRÁLIA: Ryan; Karacic (Degenek), Souttar, Rowles e Behich; Mooy; Irvine, McGree (Hrustic) e Goodwin (Mabil); Leckie (Baccus) e Duke (Maclaren).
Técnico: Graham Arnold.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.