Mobilidade

Comitê organizador confirma gratuidade em transportes públicos

Infraestrutura que o país construiu em termos de mobilidade para turistas é composta por metrô, o bonde e os ônibus.

Gazetapress

Atualizada em 19/09/2022 às 12h56
Bonde que será utilizado no Catar durante a Copa
Bonde que será utilizado no Catar durante a Copa (Divulgação/Qatar 2022 Supreme Committee)

SÃO PAULO - Por meio do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Qatar, país-sede da próxima Copa do Mundo da FIFA, o governo do Catar confirma que o transporte público será gratuito para todos os fãs que tiverem um Hayya Card durante o torneio, que acontecerá de 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

A infraestrutura que o país construiu em termos de mobilidade para turistas e fãs de futebol que se reunirão na edição da Copa é composta por três alternativas para viajar pela cidade: o metrô, o bonde e os ônibus.

O METRÔ

O sistema metroviário no Catar consiste em três linhas (Ouro, Verde e Vermelho) cobrindo 37 estações, auxiliadas por funcionários em cada uma e onde os trens funcionarão a cada 3 minutos.

Além disso, cada estação conta com elevadores e os vagões são equipados com espaço para cadeiras de rodas, carrinhos e acesso para cães-guia.

O serviço também conta com miniônibus que transportam passageiros entre estações e/ou locais de destaque na cidade. Existem dois tipos:

1. Os Ônibus metrolink que se movem em rotas adjacentes a um diâmetro de 2 a 5 km das estações.

2. Os mini-ônibus metroexpress que funcionam como transporte para passageiros entre as estações e locais emblemáticos da cidade.

Para os dias da Copa do Mundo, o horário de atendimento será estendido, por isso o atendimento será de sábado a quinta-feira das 6h às 3h, enquanto às sextas-feiras serão das 9h às 3h.

O BONDE

O bonde tem três linhas que cobrem regiões-chave da cidade. De um lado, há um Bonde Lusail que se conecta à estação Legtaifiya, da linha vermelha do metrô.

Do outro, o Education City Tram conecta o metrô via Education City, a Biblioteca Nacional do Catar e as estações Al Shagab (será muito funcional para partidas no Education City Stadium).

Por fim, o Msheireb Tram liga a estação de metrô Msheireb com pontos turísticos no centro de Doha - capital do Catar.

ÔNIBUS KARWA

Os ônibus Karwa operam em uma extensa rede ao redor do centro de Doha. Suas rotas podem ser rastreadas através de um aplicativo. Esses veículos são equipados com rampas, espaço para cadeirantes e acesso a cães-guia.

SERVIÇOS ADICIONAIS DE TRANSPORTE

Além do transporte público gratuito, serviços de transporte de custos como Uber, táxis privados e Careem também estarão disponíveis.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.