Rally Dakar

Marcelo Medeiros está em 7º na classificação geral

Com a conclusão da 9ª etapa, o maranhense subiu duas casas na somatória acumulada dos tempos, com 60h39min28seg.

Com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h39
Marcelo Medeiros, piloto da Tagracing Team, em seu quadriciclo
Marcelo Medeiros, piloto da Tagracing Team, em seu quadriciclo (Magnus Torquato/Fotop)

Wadi Ad-Dawasir – Marcelo Medeiros, piloto da Tagracing Team, concluiu a 9ª etapa do 44° Dakar na quinta posição entre os Quadriciclos FIM. Por causa de um capotamento, pouco antes do ponto de controle do km 241, o maranhense completou os 287 quilômetros de trecho cronometrado desta terça-feira em 3h35min51seg. Penalizações aplicadas a seus concorrentes no final do briefing da noite desta segunda-feira e no final da prova desta especial, fizeram o titular da Yamaha Raptor 700, #183, subir dois degraus na tabela de classificação da competição, ficando agora na sétima posição e somando 60h39min28seg.

A 9ª especial do 44º Dakar teve percurso em forma de laço ao sul de Wadi Ad-Dawasir e começou mais tarde do que o normal, para manter os retardatários do dia anterior no jogo. A resistência dos competidores e de suas máquinas foi um fator decisivo. A presença de montanhas, seguidas de trilhas que serpenteiam os canyons (33% da prova), exigiu uma abordagem diferente na pilotagem. Apesar das areias e dunas serem em menor quantidade, em comparação com as etapas anteriores, ainda dominou a prova do dia (77%), considerada difícil até pela navegação.

Medeiros foi o segundo a partir da largada e tomou a dianteira já nas duas primeiras zonas de controle – km 40 e km 80. Entre o segundo e terceiros pontos do trecho cronometrado, o argentino naturalizado americano, Pablo Copetti, ultrapassou o maranhense e passou a liderar a competição. Marcelo passou a ficar na cola de Coppeti, com intervalo variando na casa do 1m25seg. Pouco antes do último “waypoint”, do km 241, ao atravessar uma duna, o piloto da Tagracing Team sofreu um incidente e perdeu 12min16seg para colocar o Yamaha Raptor de volta a trilha.

“Eu vinha bem, administrando minha posição, mas quase no fim da prova tive esse contratempo. Encontrei uma duna que quebrava em 90 graus e caí embicado no areão, capotando. Estou bem e o quadri só teve danos na carenagem dianteira. Minha equipe vai ter um pouco de trabalho, mas vamos com tudo para concluir as etapas que restam deste Dakar. Apesar deste aperreio, estou satisfeito com o resultado e focado em meu objetivo”, contou o piloto maranhense.

Mais velocidade

Nesta quarta-feira, a caravana do 44º Dakar segue para Bisha, onde permanecerá até sexta feira, véspera da final. A décima especial desta edição promete ser uma das especiais mais rápidas. Os competidores precisarão ter em mente que pressa gera desperdício, especialmente quando se trata de navegar pelas inúmeras interseções, que são a marca registrada das rotas sauditas. Os cenários serão particularmente agradáveis aos olhos. Uma rica tapeçaria de paisagens e cores deixará os espectadores maravilhados.

Na quinta-feira, 13, o rali permanece em Bisha, onde será disputada outra especial em forma de laço, a sexta prova neste formato desde o início do evento. Depois, a caravana segue de retorno à Jeddah, sede da grande final da competição. O piloto da Tagracing Team e seu Yamaha Raptor 700 vão percorrer, durante estas duas primeiras semanas do ano, a um total de 8.404 quilômetros, dos quais 4.129 km são de especiais cronometradas e o restante divididos entre trechos iniciais e finais de deslocamento.

Dentro do Dakar, Marcelo Medeiros teve outras três participações, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte, o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos. Neste ano, cada trecho do Dakar 2022 conta pontos individualmente para o Mundial de Cross Country da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Marcelo Medeiros conta com patrocínio da Mardisa / Mercedes-Benz, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Maranhão, no Dakar 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.