Rio 2016

Espanha vence Argentina e elimina Brasil do torneio olímpico de basquete

A Seleção Brasileira dependia de uma vitória argentina para seguir na briga pelo ouro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
A Espanha está classificada para as quartas de final do basquete masculino.
A Espanha está classificada para as quartas de final do basquete masculino. (Divulgação / FIBA)

RIO DE JANEIRO - A Seleção Brasileira masculina está fora do torneio olímpico de basquete. Nesta segunda-feira, a Espanha venceu a Argentina por 92 a 73 e eliminou o Brasil da competição ainda na fase de grupos. Os brasileiros precisavam de uma vitória dos hermanos para se classificarem, pois levavam vantagem sobre os espanhóis no confronto direto.

O basquete masculino do Brasil encerra a participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro com duas vitórias e três derrotas em cinco jogos. Na estreia, a Seleção foi derrotada pela Lituânia. Em seguida, bateu a Espanha, mas perdeu para Croácia e Argentina. No último jogo, superou a Nigéria, lanterna do grupo.

Na partida desta segunda-feira, a Argentina começou melhor, abrindo logo 8 a 0 com duas bolas de três de Manu Ginobili. A Espanha reagiu e não demorou a equilibrar as ações, principalmente em arremessos de longa distância de Nikola Mirotic e Rudy Fernandez, que foi o cestinha do jogo com 23 pontos anotados. Os espanhóis passaram a frente e venceram o primeiro quarto por 25 a 15, impondo uma importante diferença de dez pontos.

A Espanha não relaxou com a vantagem obtida na primeira parcial e seguiu comandando o placar. Com bom aproveitamento nos ataques, os espanhóis não perderam o controle da partida, apesar de os argentinos apresentarem uma pequena melhora. Os europeus venceram novamente o período, desta vez por 23 a 20, e foram para o intervalo com 48 a 35.

A tônica do jogo se manteve no segundo tempo. Dominante, a Espanha não deu chances para a Argentina e levou o terceiro quarto por 24 a 22, permanecendo com uma vantagem confortável no marcador. No quarto e último período, os argentinos ensaiaram uma pressão, mas logo tiveram o ímpeto contido pelos espanhóis, que fizeram 21 a 16 e garantiram a vitória por 19 pontos de diferença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.