Rio 2016

Comitê Olímpico russo confirma delegação de 271 atletas no Rio

Após vários escândalos de doping, a Rússia terá uma delegação reduzida no Rio de Janeiro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov está no Rio de Janeiro.
Presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov está no Rio de Janeiro. (Divulgação)

RIO DE JANEIRO - Faltando um dia para o início oficial das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Russo (ROC) anunciou que 271 atletas do país foram liberados para participar dos Jogos.

Nesta quinta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia liberado atletas russos na natação, no golfe e em diversas outras modalidades.

O atletismo russo foi banido de competições internacionais em 2015, após os inúmeros escândalos de doping da modalidade. Em julho, a Agência Mundial Antidoping (Wada) publicou um estudo, denominado Relatório McLaren, o qual revelou que o governo russo acobertava o uso de substâncias ilícitas em vários esportes, o que fez a entidade solicitar a exclusão do país das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Contudo, o COI optou por não banir toda a delegação da Rússia dos Jogos, deixando as federações de cada modalidade encarregadas da liberação. O atletismo, por sua vez, seguiu suspenso, mas esportistas que não foram flagrados em exames de doping recorreram da decisão da entidade, que foi divulgada nesta quinta.

Com a decisão, a Rússia terá uma delegação reduzida comparada àquela que defendeu o país em Londres 2012. Se na capital inglesa uma das potências do esporte mundial teve 436 atletas, no Rio de Janeiro terá apenas 271 .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.