Rio 2016

Fina libera participação de nadadores russos na Olimpíada

Nikita Lobintsev e Vladimir Morozov estão aptos a competir no Rio.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Lobintsev agora aguardará a decisão final do COI e do CAS sobre seu banimento.
Lobintsev agora aguardará a decisão final do COI e do CAS sobre seu banimento. (Reprodução)

SÃO PAULO - Os nadadores russos Nikita Lobintsev e Vladimir Morozov, medalhistas de bronze no revezamento 4x100m nos Jogos de Londres 2012, receberam a permissão da Federação Internacional de Natação (Fina) e estão aptos para participar dos Jogos Olímpicos do Rio, que começam nesta sexta-feira.

O advogado de esportes Artem Patsev confirmou a informação para a agência russa Tass nesta terça-feira. Em julho, a direção da Fina havia banido os nadadores russos por eles terem sido mencionados no relatório sobre doping da Agência Mundial Antidopagem (Wada).

Ambos os nadadores recorreram à Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre a decisão, e, após análise mais à fundo nos relatórios, a entidade da natação optou por permitir a participação dos atletas. A decisão, contudo, não significa que Nikita e Vladimir virão para o Brasil, já que a decisão final voltou para o braço do Comitê Olímpico Internacional.

Além da medalha de bronze no revezamento da última edição dos Jogos Olímpicos, Lobintsev, de 27 anos, também fez parte da equipe russa que conquistou a prata na edição dos Jogos de Pequim 2008.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.