Tocha olímpica

Tocha olímpica é levada à ONU pela primeira vez

A tocha chegará ao Brasil na terça-feira.

Vitor Abdala/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Divulgação)

RIO DE JANEIRO - A tocha olímpica foi exibida na manhã desta sexta-feira (29) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça. Segundo o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, essa foi a primeira vez que a chama símbolo da olimpíada foi levada à sede das Nações Unidas. A tocha chegou até a ONU pelas mãos da brasileira Bruna Gabrielle, de 13 anos, que há 11 mora na Suíça com a família.

Em discurso durante a solenidade de recepção da tocha olímpica, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Carlos Arthur Nuzman, disse que a parada da chama na Organização das Nações Unidas teve como objetivo agregar os Jogos à missão da ONU de “mudar o mundo para melhor”.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou a criação, nos Jogos Rio 2016, de um time de refugiados, que competirão sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional.

A chama já seguiu para o Museu Olímpico, em Lausanne, no mesmo país, onde ficará até segunda-feira (2). No dia seguinte, a tocha chega ao Brasil, onde percorrerá 327 cidades, conduzida por 12 mil pessoas, até chegar ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos jogos, no Estádio do Maracanã, no dia 5. As informações são do Comitê Organizador Rio 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.