Liga dos Campeões

Manchester City vence Dinamo de Kiev na Ucrânia

Os Citizens se aproximaram da inédita classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
O Manchester City venceu o Dínamo de Kiev por 3 a 1, na Ucrânia.
O Manchester City venceu o Dínamo de Kiev por 3 a 1, na Ucrânia. (Divulgação / Fifa)

KIEV (UCRÂNIA) - Em busca de vaga inédita nas quartas de final da Liga dos Campeões, o Manchester City se aproximou de seu objetivo ao derrotar o Dínamo de Kiev nesta quarta-feira, por 3 a 1, no Estádio Olímpico de Kiev. O jogo de ida das oitavas na Ucrânia contou com gols de Agüero, David Silva e Yaya Touré pelo lado dos ingleses, enquanto os anfitriões anotaram com Buyalsky.

De volta a sua casa após punição de duas partidas com portões fechados imposta pela Uefa por atos racistas, a torcida se decepcionou com o primeiro tempo e vaiou o Dínamo. A equipe se desorganizou depois do primeiro gol e ficou perdida em campo, tomando o segundo no fim do período inicial.

Já na etapa complementar, os anfitriões voltaram com ânimo renovado e pressionaram os adversários ingleses até chegar ao gol, que saiu aos 13 minutos. Embora o duelo estivesse mais equilibrado, os Citizens continuaram no mesmo ritmo e não deram brecha para o empate, marcando o terceiro no final da partida.

Mais próximo das quartas, o Manchester City poderá se garantir nessa fase pela primeira vez em sua história no dia 15 de março. O confronto de volta contra o Dínamo está marcado para as 16h45 (de Brasília), no Etihd Stadium.

O jogo

Os ucranianos ameaçaram logo com quatro minutos marcados no cronômetro. Em cobrança de falta para a área, Yarmolenko ficou com a sobra e chutou forte para o goleiro Hart espalmar. A bola ainda bateu no travessão antes de sair para escanteio. Os donos da casa voltaram a levar perigo aos 11. Após Fernandinho ter a bola roubada, Teodorczyk finalizou à distância, mas à direita da meta.

Apesar das investidas adversárias, o City não se amedrontou e conseguiu abrir o placar com 14 jogados, em falha da defesa do Dínamo. David Silva cobrou escanteio aberto, Yaya Touré ajeitou de cabeça, e Agüero dominou mandando para o fundo do gol.

O time anfitrião errou novamente aos 21 minutos, desta vez na saída de bola. O Manchester aproveitou, e David Silva deu passe para Agüero no lado direto da grande área. O argentino bateu cruzado com força, muito próximo à meta.

A equipe de Kiev voltou a criar outra boa chance apenas com 31 marcados no relógio. Após substituir Garmash no minuto anterior, Miguel Veloso cabeceou para a zaga inglesa desviar para a linha de fundo.

Os Citizens não deixaram por menos e assustaram quatro minutos depois. Fernando roubou a bola na intermediária, tocou para Agüero, que acelerou e deixou com Yaya Touré. O marfinense bateu rasteiro, mas o goleiro Shovkovskiy conseguiu tocar a bola, e Vidal chegou para mandar para escanteio.

Os visitantes ampliaram o marcador aos 39. Agüero recebeu lançamento dentro da área, fez o pivô e tocou de calcanhar para Sterling. O camisa 7 cruzou rasteiro para David Silva, que, vendo Shovkovskiy já caído, apenas completou para o fundo do gol.

Os ingleses quase garantiram o terceiro nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 41, em contra-ataque, Sterling tocou para Agüero invadir a área desmarcado. O argentino bateu cruzado, muito próximo à trave. Aos 45, David Silva cobrou falta, Fernando subiu mais alto e cabeceou por cima da meta.

O Dínamo entrou mais organizado no segundo tempo e assustou com seis jogados. Yarmolenko ficou com bola no lado direito, escapou da marcação e finalizou cruzado, perto do gol.

Já aos nove minutos, a partida teve lance polêmico: Sterling entrou na área, colocou entre as pernas do defensor e caiu. Porém, o árbitro mandou o jogo seguir, revoltando o atacante.

Os ucranianos diminuíram a diferença no placar aos 13. Otamendi cortou de cabeça cruzamento de Vida pela esquerda, mas Buyalsky ficou com a sobra e mandou de primeira. O chute desviou no zagueiro argentino e parou no fundo das redes.

O City pressionou na marca de 30 minutos. Fernandinho invadiu a área e bateu cruzado para a defesa afastar. Logo depois, o brasileiro chutou, Agüero tentou desviar, mas não conseguiu. A zaga se atrapalhou para tirar, e Shovkovskiy segurou no susto.

A equipe da casa teve ótima oportunidade aos 33. Da direita, Miguel Veloso rolou para o meio da área. Buyalsky finalizou no canto, mas Hart se esticou para fazer boa defesa. O Manchester respondeu três minutos depois. Sterling dominou na área, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Yaya Touré, que, desmarcado na cara do gol, testou para fora.

Os ingleses selaram a vitória com 44 marcados no relógio. Em tabela de Yaya Touré com Fernandinho, o marfinense chutou de pé esquerdo de fora da área, tirando de Shovkovskiy e marcando belo gol.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.