SÃO PAULO - A WTA, organização que rege o tênis feminino, confirmou que as Olimpíadas de 2016 não valerão pontos no ranking mundial. Anteriormente, a ATP, que comanda a categoria masculina, também havia anunciado que não haveria pontuação para a competição entre os homens.
A organização feminina divulgou, em seu site oficial, as regras para os Jogos no Rio, em agosto. Além de não conceder pontos, a WTA também obriga que as jogadores tenham feito parte da equipe de seu país na última convocação para a Fed Cup, competição por nações, antes do torneio. Recentemente, a russa Maria Sharapova foi ameaçada pela Federação Russa de Tênis de ser impedida de participar das Olimpíadas, caso desistisse de defender o país no torneio. Por fim, a atual número 6 do ranking anunciou que jogará a partida de duplas, em duelo contra a Holanda.
Outra mudança anunciada pela WTA é sobre o formato das partidas. Até os Jogos de Londres, em 2012, o último set não tinha tie-break, e o jogo só se encerrava quando uma das jogadoras conseguisse a quebra de saque. Para a competição no Rio, todos as parciais terão tie-break se a partida chegar a 6/6.
Em 2012, a medalha de ouro foi para a americana Serena Williams, que venceu Sharapova na decisão. O bronze ficou com a bielorrussa Victoria Azarenka. Pelo título, a atual número 1 ganhou 685 pontos. Com a prata, a russa levou 470, e Vika, com o terceiro posto, ficou com 340.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.