PARIS - Paris anunciou oficialmente, na manhã desta terça-feira, sua candidatura aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. O comunicado foi realizado Comitê Nacional Olímpico (CNOSF), que contou com a presença de grandes nomes do esporte francês e da prefeita da cidade, Anne Hidalgo.
O objetivo é custear os Jogos com um orçamento de 6,2 bilhões de euros (cerca de R$ 21,4 bilhões). Sede em 1924, Paris foi derrotada nas últimas três vezes que se candidatou a receber o evento. Em 1992, viu Barcelona vencer a disputa, em 2008 perdeu para Pequim e, em 2012, ano em que Londres recebeu as Olimpíadas.
Dessa forma, a capital francesa se junta a Roma, Hamburgo e Boston na briga para sediar o principal evento esportivo. Budapeste também deve confirmar, em breve, sua candidatura para as Olimpíadas de 2014.
O comitê francês aproveitou o Dia Olímpico, comemorado mundialmente, para confirmar a candidatura de Paris. Nesta mesma data, em 1894, nascia o Comitê Olímpico Internacional (COI), na capital francesa.
A candidatura optou por dar destaque aos atletas. Entre os que estavam presentes na cerimônia, destaque para a tenista Marion Bartoli e o jogador de basquete Nicolas Batum. O presidente da comissão da candidatura e mandatário da Federação Internacional de Rúgbi, Bernard Lapasset, disse que conta com o apoio dos governos municipal, regional e nacional, além do CNOSF e do movimento esportivo francês.
“É maravilhoso receber um apoio público significativo e o verdadeiro respaldo de nossos atletas”, destacou Lapasset. Para a prefeita Hidalgo, Paris visa construir “um futuro emocionante e valente ao mesmo tempo em que se mantém fiel às suas ricas tradições desportivas e culturais” ao pretender-se sede dos Jogos de 2024.
"Começamos, nós estamos aqui!", anunciou enfaticamente Hidalgo, que inicialmente foi relutante em relação à candidatura de sua cidade. Em comunicado, o presidente da França, François Hollande, ratificou o apoio a Paris ser sede das Olimpíadas de 2024: "Trata-se de um momento único para que toda geração se una e mostre ao mundo o melhor da França. O Estado fará de tudo para acompanhar o movimento esportivo e apoiar esta candidatura para ser exemplar no nível ambiental, econômico e nacional".
Nos próximos meses, Paris revelará mais detalhes de sua candidatura, que será enviada ao COI antes do dia 15 de setembro.
Saiba Mais
- Brasileiros em Paris: três ouros e quase recorde no número de pódios
- Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris 2024
- Alison dos Santos garante presença na final dos 400 m com barreiras
- Brasil luta, mas perde para os Estados Unidos e cai nas quartas do basquete masculino
- Pelo menos 40 atletas testaram positivo para covid nas Olimpíadas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.