Veteranos x Novatos

A veterana Espanha estréia contra a novata Ucrânia

Invictos há dois anos, espanhóis enfrentam o time do atacante Shevchenko

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h21

LEIPZIG, Alemanha - Um duelo entre veteranos e novatos. Assim pode ser chamado o jogo entre Espanha e Ucrânia, nesta quarta-feira, às 10h (horário de Brasília), no Zentralstadion, em Leipzig, que marca a estréia das duas seleções na Copa do Mundo da Alemanha.

De um lado, com 11 mundiais disputados, a Fúria entra em campo com os números ao seu favor. Comandada pelo técnico Luis Aragonés, a Espanha não perde uma partida desde a derrota de 1 a 0 para Portugal, no dia 20 de junho de 2004, em Lisboa, pela Eurocopa daquele ano. De lá pra cá, foram 22 jogos sem conhecer um resultado negativo sequer, inclusive passando pelas eliminatórias invicta. Ao todo, foram 13 vitórias e nove empates.

No entanto, se conta com os números para esta Copa, a Espanha estréia com a pressão de acabar com a sina de morrer na praia em Mundiais. Sempre apontados como um dos favoritos ao título, os espanhóis nunca chegaram muito longe. Na última Copa, no Japão e na Coréia, a equipe européia ficou nas quartas-de-final. A melhor campanha do país na maior competição esportiva do planeta aconteceu no longínquo ano de 1950, no Brasil, quando terminou na quarta colocação.

Do outro lado, a Ucrânia debuta em mundiais. Mas isso não quer dizer que sua seleção vai apenas fazer figuração no torneio. Capitaneada pelo craque Andriy Shevchenko, maior estrela do futebol do país, que depois de ser dúvida por causa de uma lesão disse que jogará a estréia, a equipe foi a primeira na Europa a garantir a classificação para a Alemanha, depois de enfrentar uma difícil grupo que tinha Turquia, Dinamarca e Grécia, atual campeã da Eurocopa.

Se a maior estrela ucraniana deverá estar em campo, o mesmo não pode se dizer no lado espanhol. Aragonés confirmou que vai deixar Raúl na reserva. O craque do Real Madrid, jogador que mais marcou pela Fúria em todos os tempos (43 gols em 95 jogos), vai ter que começar a assistir do banco o terceiro duelo entre Ucrânia e Espanha na história. As seleções se enfrentaram em duas ocasiões, ambas nas eliminatórias para a Euro 2004. O primeiro encontro, em Kiev, terminou com um empate de 2 a 2 mas, no jogo de volta em Elche, os espanhóis venceram por 2 a 1.

ESPANHA

Iker Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Pablo Ibanez, Pernia; Marcos Senna, Xabi Alonso e Xavi; Luis Garcia, Fernando e David Villa

Técnico: Luis Aragonés

UCRÂNIA

Oleksander Shovkovsky; Volodymir Yezersky, Andriy Rusol, Vladislav Vashchyuk, Andriy Nesmachny; Andriy Husin, Anatoly Tymoshchyuk, Oleg Shelayev e Ruslan Rotan; Rebrov e Shevchenko

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.