O ministro da Cultura, Gilberto Gil, chegou hoje à Alemanha para lançar o programa "Copa da Cultura", com uma série de eventos culturais exaltando o Brasil.
"A Copa da Cultura é uma expressão da cultura popular e futebolística do Brasil, em toda sua variedade e suas muitas faces", disse Gil, que abrirá amanhã o projeto com um show. A programação inclui um mês e meio com mais de 200 eventos, entre shows, filmes, teatro e exposições. O programa tem duração até o dia 9 de julho, data da final da Copa.
O ex-jogador Pelé, eleito o melhor do século, será homenageado com a exposição "Peléstation - The legend in Action" ("Estação Pelé - O Mito em Ação", em português), na estação de metrô da Potsdamerplatz, o coração da chamada nova Berlim. O próprio ex-jogador deverá estar presente em uma sessão de exibição de seu filme, "Pelé eterno".
Outros destaques da programação são as apresentações de Bebel Gilberto, de Chico Buarque, do DJ Dolores e de Elza Soares.
Além disso, o público poderá acompanhar a mostra "Tropicália - Uma Revolução Na Cultura Brasileira". Também haverá uma exibição de filmes posteriores ao Cinema Novo.
Gil afirmou que a programação, elaborada em cooperação com entidades como o Instituto Goethe, é um panorama não institucional e um reflexo da realidade cultural do país.
"Apresentamos a cultura não como algo meramente simbólico, abstrato, mas atendendo às suas múltiplas facetas", declarou o ministro.
Além disso, Gil disse que a "Copa da Cultura" não ficará apenas em Berlim, mas estará presente em 30 cidades alemãs.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.