LONDRES - Um voto computado erroneamente na eleição da sede dos Jogos Olímpicos de 2011, vencida por Londres, descartou Madri, revelou nesta sexta-feira a BBC, citando um membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), o israelense Alex Gilady.
O prefeito da capital espanhola, Alberto Ruiz Gallardón, disse que já conhecia esta informação desde Cingapura. Este membro do COI solicitou uma nova votação, mas o Comitê a rejeitou. "Essa partida já foi disputada e é uma partida acabada. Agora temos de nos preparar para a eleição seguinte", afirmou Ruiz Gallardon.
Gilady disse que um voto foi atribuído a Paris por erro durante o terceiro e penúltimo turno da eleição, quando deveria ser para Madri. No fim deste turno, a capital francesa superou a espanhola por dois votos - 33 a 31 - e foi para a final. Londres venceu Paris por 54 a 50 votos.
Se Paris e Madri tivessem obtido 32 votos, teria sido necessária uma nova votação para desempatá-las e "todos os votos que apoiavam Londres teriam ido para Madri, porque havia um temor de Paris, a grande favorita" explicou Alex Gilady.
A contagem de votos do terceiro turno foi atrasada por causa da reclamação de um grego membro do COI, lembrou o canal público britânico em seu site na internet.
Por seu lado, Craig Reedie, presidente do Comitê Olímpico britânico e membro do COI, minimizou a importância desta informação, assinalando que é "totalmente irrelevante".
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.