Rodrigo Pessoa pode herdar ouro da Olimpíada graças a doping de cavalo

Atualizada em 27/03/2022 às 14h58

SÃO PAULO - O cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa, medalha de prata nos saltos nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 montando Baloubet du Rouet, pode herdar o ouro graças ao doping do cavalo montado pelo irlandês Cian O'Connor, que na ocasião acabou em primeiro lugar.

A FEI (Federação Internacional de Hipismo) anunciou nesta sexta-feira que quatro cavalos que participaram da Olimpíada foram pegos no antidoping.

Apesar de a federação não ter revelado quais foram os cavalos flagrados, já que ainda serão feitas as contraprovas dos exames, o próprio O'Connor confirmou que sua montaria, Waterford Crystal, está entre os que falharam no teste, apesar de contestar o resultado.

"Acredito que ganhei a medalha de ouro de forma justa. Não creio que tenha sido dado ao cavalo nada que o faria saltar melhor. Quero assegurar que competi de forma honesta e honrosa tanta por mim mesmo como por meu país", disse O'Connor, em um comunicado.

Segunda Federação Irlandesa de Hipismo, Waterford Crystal sofreu uma lesão em julho e precisou tomar sedativos, o que pode ter ocasionado o doping. De acordo com o o veterinário do animal, James Sheeran, o medicamento deveria ter saído do organismo do cavalo antes do início dos Jogos.

Os responsáveis pelos cavalos flagrados têm dez dias para pedirem a analise da amostra B. Se a contraprova for positiva, há ainda um prazo de dez dias para que os motivos do doping sejam explicados. Depois disso, um comitê da FEI julga o caso e, muito provavelmente, deve cassar as medalhas.

Mesmo após a decisão da FEI, os prejudicados ainda têm 30 dias para recorrer à Corte Arbitral do Esporte, instância máxima da Justiça desportiva, em Lausane, na Suíça.

Também está entre os flagrados o cavalo do alemão Ludger Beerbaum (Goldfever), campeão de saltos por equipe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.