Seleção de futebol de 5 garante vaga na final da Paraolimpíada

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 14h58

SÃO PAULO - A seleção brasileira de futebol de cinco, para cegos, avançou para a final da Paraolimpíada de Atenas na sexta-feira, quando derrotou a Argentina por 2 x 0.

Com dois gols de João Batista, a equipe manteve a invencibilidade com quatro vitórias em quatro jogos, e lidera o grupo único com 12 pontos.

As duas equipes já entraram em campo classificadas para a decisão. Somando nove pontos antes de se enfrentarem, as duas foram beneficiadas pelo empate em 0 x 0 entre Grécia e Espanha faltando apenas um jogo, as duas equipes podem chegar no máximo a oito e sete pontos respectivamente.

A final do futebol de 5 contra a Argentina será um momento inédito na história brasileira, pois a primeira prata em modalidades coletivas já está garantida.

"Agora é ir para a final e fazer um bom jogo", disse Batista. "Precisamos ter cuidado. Brasil e Argentina são equipes talentosas. Todos os jogadores têm grande habilidade, mas estou confiante de que vamos ganhar o ouro".

No golbol, modalidade exclusiva para deficientes visuais, a equipe brasileira perdeu por 3 x 1 para a Holanda. Essa foi a quinta derrota da equipe a única vitória foi contra a Grécia. O Brasil ainda enfrenta os Estados Unidos no sábado.

No levantamento de peso, Alexander Whitaker, que é paraplégico, levantou 180 quilos e terminou em quarto lugar na categoria até 67,5 quilos. O vencedor foi o egípcio Metwaly Mathna, com a expressiva marca de 210 quilos.

"Faltou um pouquinho para conquistar as medalhas. Agora é partir para a próxima", disse Whitaker.

Nas edições anteriores dos Jogos Paraolímpicos, o Brasil nunca tinha chegado tão próximo do pódio no levantamento de peso.

"Diante do altíssimo nível da competição, é um quarto lugar com gosto de terceiro", disse o coordenador da modalidade, Antônio Augusto Ferreira Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.