Medalhista olímpico do hóquei completa 100 anos

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 14h59

KARACHI - O mais velho medalhista olímpico de ouro ainda vivo terá uma partida de hóquei entre Paquistão e Índia dedicada a ele, depois das comemorações de seu centésimo aniversário, nesta quinta-feira. Feroz Khan jogou na seleção indiana da modalidade nas Olimpíadas de 1928, em Amsterdã, e se fixou no Paquistão depois da separação dos países, em 1947.

Khan se tornou o mais velho medalhista olímpico conhecido desde a morte do americano James Rockefeller, que conquistou o ouro no remo nos Jogos de Paris-1924, aos 102 anos no mês passado.

- É uma questão de orgulho ainda termos uma figura tão distinta entre nós. Decidimos celebrar seu centésimo aniversário dedicando a ele a primeira partida desta série, no dia 24 de setembro - disse o secretário da Federação Paquistanesa de Hóquei (PHF), Brigadeiro Musarratullah.

Na cidade paquistanesa de Lahore, Khan disse que uma performance melhor dos times asiáticos nos Jogos de Atenas teria sido um presente de aniversário para ele.

- É triste que nós tenhamos perdido nosso estilo tradicional de jogar por causa do avanço dos europeus no mundo do hóquei - disse Khan.

O Paquistão terminou em quinto lugar em Atenas, enquanto a Índia teve de se contentar com o sétimo lugar. A Austrália conquistou a medalha de ouro pela primeira vez.

- O hóquei que se vê hoje não é o que costumávamos jogar. A magia e a plasticidade acabaram. É triste, mas a Federação Internacional de Hóquei (IHF) não fez nada para evitar as mudanças das regras, o que roubou do esporte a fineza e habilidade - acredita.

Khan era um membro do grupo que selecionou o time do Paquistão que conquistou o ouro em Roma, em 1960, com uma vitória sobre a Índia na final, em uma partida descrita por ele como uma das maiores de sua vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.