SÃO PAULO - A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) manteve o resultado da maratona masculina, na qual o fundista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi agredido por um pedestre quando liderava a prova na altura do 32º km da prova. O COB já anunciou que vai recorrer da decisão, entrando com recurso na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.
A decisão foi tomada pelo júri de apelação da entidadem, que não aceitou o protesto impetrado pelo Comitê Olímpico Brasileiro logo após o termino da maratona. No protesto, o COB pleiteava que a medalha de ouro fosse entregue também ao corredor brasileiro.
De acordo com o presidente do juri de apelação, Amadeo Francis, a Iaaf manteve o resultado pois o regulamento da entidade não prevê alteração de resultado de provas por este motivo. Francis lamentou o ocorrido ao presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Impossibilitado de intervir nas questões técnicas das federações internacionais, o COI vai conceder a Vanderlei Cordeiro a medalha "Barão Pierre de Coubertin", pelo fairplay do atleta brasileiro por ter completado a prova.
Em Seul-1888 o COI concedeu a mesma honra a um velejador, que abandonou a prova para salvar uma pessoa que havia caído no mar.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.