SÃO PAULO - O homem que atrapalhou o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona dos Jogos de Atenas é o ex-padre irlandês Cornelius Neil Horan, que também realizou um protesto no GP de Silverstone de Fórmula 1, em 2003.
Neil Horan, usando um kilt escocês com a frase "Israel é o cumprimento da profecia, diz a Bíblia" colada nas costas, invadiu a pista e saltou sobre o brasileiro, que liderava a maratona até então. O ataque fez com que Vanderlei perdesse tempo e fosse ultrapassado pelo italiano Stefano Balbino, que ganhou o ouro.
O norte-americano Meb Keflezighi também passou e conquistou a prata, e o brasileiro acabou ficando com a medalha de bronze.
"O homem foi preso e está sendo levado para a delegacia", disse um porta-voz da polícia. No ano passado, por ter invadido o circuito de Silverstone, arriscando-se a ser atropelado por carros que voavam a 240 km/h, Horan foi condenado a dois meses de prisão.
Na ocasião, ele justificou sua atitude dizendo que uma profecia bíblica ordenou que ele entrasse na frente do carro do australiano Mark Weber, da Jaguar. Os sermões inflamados de Horan provocaram seu afastamento da Igreja Católica, em 1994, após seus superiores ordenarem que ele realizasse tratamento psiquiátrico.
O ex-padre publicou pelo menos três livros, entre os quais "Um Glorioso Novo Mundo Está Próximo", em que fala sobre o fim do mundo. Outros dois títulos são "Cristo em Breve Tomará o Poder de Todos os Governos" e "A Bíblia e o Padre do Grande Prêmio".
Horan, que se denomina um padre católico em licença, diz nesse último livro: "admito que minha vida tem sido muito controversa. Entretanto, eu acredito que existe um grande constrangimento (para seus superiores), porque isso (as controvérsias) é a Bíblia (que ordena que eu faça)."
Não é a primeira vez que pessoas tentam interromper a maratona olímpica. Nos Jogos de Munique-72, uma pessoa burlou a segurança e entrou no estádio olímpico para dar uma volta completa como se fosse o vencedor da prova, antes de ser retirado da pista. Quatro anos atrás, um australiano invadiu a maratona de Sydney, mas foi contido antes de conseguir atrapalhar a corrida.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.