SÃO PAULO - Recorde absoluto. Com a medalha de ouro conquistada neste domingo pela seleção masculina de vôlei, no último dia de competições nos Jogos de Atenas, o Brasil registrou uma campanha nunca antes vista na história olímpica do país.
As quatro medalhas douradas acumuladas por brasileiros na capital grega superam em uma as três obtidas em Atlanta-1996, até então a melhor marca. Também subiram ao lugar mais alto do pódio nestes Jogos os iatistas Robert Scheidt (laser) e Torben Grael e Marcelo Ferreira (star) e a dupla Ricardo e Emanuel, no vôlei de praia.
Na decisão do vôlei masculino, o Brasil, franco-favorito, bateu a arqui-rival Itália por 3 sets a 1, com parciais de 25/15, 24/26, 25/20 e 25/22..
O resultado, além de valer a marca história, coroou um trabalho praticamente perfeito da seleção comandada por Bernardinho nos último quatro anos.
Desde que o técnico assumiu, em 2001, após conquistar dois bronzes olímpicos com o time feminino, o time dos homens disputou 15 competições, chegou a 14 finais e conquistou 12 títulos, incluíndo o deste domingo.
O Brasil chegou credenciado como atual campeão mundial, da Copa do Mundo e duas vezes campeão da Liga Mundial --a última há pouco mais de um mês, em Roma, em cima dos próprios italianos.
A confirmação do favoritismo da equipe na quadra apagou em parte os fracassos de outros candidatos brasileiros ao ouro. Foi o caso, por exemplo, do vôlei feminino de quadra, que ficou fora do pódio, e da dupla de praia Adriana Behar e Shelda, que acabou com a prata pela segunda vez seguida.
A ginasta Daiane dos Santos foi outra que ficou aquém das expectativas --terminou a final do solo no quinto lugar. O judoca Carlos Honorato, principal esperança brasileira na modalidade, também foi mal e voltou sem medalha.
Apesar do ter obtido o melhor desempenho em todos os tempos em termos qualitativos com os quatro ouros, o Brasil regrediu pela segunda Olimpíada seguida em termos quantitativos. No total, o país amealhou nove medalhas, contra 12 em Sydney-2000 e 15 em Atlanta-1996.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.