ATENAS, GRÉCIA - A seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada neste sábado por Cuba, por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 25/22, 14/25, e 25/17, e terminou apenas em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas. Medalha de bronze na competição em Atlanta-96 e Sydney-2000, em ambas perdendo para as cubanas nas semifinais, a equipe repete a quarta posição de Barcelona-92. Cuba, atual tricampeã olímpica, ficou com a terceira posição do pódio e a quarta medalha na história.
A final será disputada ainda neste sábado entre Rússia, que venceu o Brasil nas semifinais, e China. Como parte da antiga União Soviética ou da Comunidade dos Estados Independentes, as russas ganharam o ouro na Cidade do México-68, em Munique-72, Moscou-80 e Seul-88 e prata em Tóquio-64, Montreal-76 e Barcelona-92. Como um país, foi prata em Sydney-2000. As chinesas ganharam o ouro em Los Angeles-84, prata em Atlanta-96 e bronze em Seul-88.
As brasileiras faziam a melhor campanha de todo o torneio até a incrível derrota para as russas nas semifinais. O time de José Robeto Guimarães chegou a liderar por 2 sets a 1 e ter 24/19 na quarta série. A equipe, porém, perdeu cinco match-poins e o jogo foi ao tie-break. O Brasil teve boa vantagem, em 13/10, mas novamente a Rússia virou o jogo, com as brasileiras desperdiçando outro match-point.
José Roberto buscou fazer alterações na equipe para a disputa do bronze, mas o abatimento das jogadoras era evidente. O time era apontando como um dos principais favoritos ao ouro, após ter vencido o Grand Prix, na Itália, no início de agosto.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.