ATENAS - A vela se estabeleceu definitivamente nesta quinta-feira como o esporte mais vitorioso do Brasil em Jogos Olímpicos. Depois do bicampeonato de Robert Scheidt, na Laser, agora foi a vez da dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira garantir a medalha de ouro da classe Star nos Jogos de Atenas. A conquista também transforma Torben no principal medalhista brasileiro em toda a história das Olimpíadas, com cinco medalhas, sendo duas de ouro (Atlanta/96 e Atenas/2004), uma de prata (Los Angeles/84) e duas de bronze (Seul/88 e Sydney/2000). Mais do que isso, o paulista se tornou o único velejador do mundo com cinco medalhas olímpicas.
A conquista de Torben e Marcelo foi garantida com uma regata de antecipação, pois com apenas 31 pontos perdidos ao longo de dez regatas, não podem mais ser alcançados pelos demais competidores na classificação geral. A última regata da Star será disputada no sábado, em Atenas. Nas regatas desta quinta, os brasileiros chegaram em 11º e 4º, e ainda contaram com um desempenho apenas regular de seus principais adversários.
Com mais esta medalha de ouro, o Brasil passa a ter quatro bicampeões olímpicos. O primeiro foi o triplista Adhemar Ferreira da Silva, ouro em Helsinque/52 e Melbourne/56. Quase 50 anos depois, o paulista Robert Scheidt igualou o feito, conquistando o ouro na Laser em Atlanta/96 e Atenas/2004. E este número pode aumentar ainda mais. Caso a seleção masculina de vôlei conquiste o título na Grécia, o levantador Maurício e o atacante Giovane - ambos medalha de ouro em Barcelona/92 -, também irão se juntar ao seleto grupo dos bicampeões.
Na classe 49er, os brasileiros André Fonseca e Rodrigo Duarte encerraram sua participação nos Jogos de Atenas com um quinto lugar na 16ª e última regata. Com o resultado, os velejadores terminaram na sexta posição na classificação final. A vitória na regata foi da dupla alemã, formada por Marcus Baur e Max Groy. A medalha de ouro ficou com a dupla da Espanha, Iker Martinez/Xavier Fernades, enquanto a prata foi para os ucranianos Rodion Luka e George Leonchuk, e o bronze para os britânicos Chris Draper e Simon Hiscocks.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.