Guia da Copa do Brasil

Saiba os possíveis adversários dos maranhenses na Copa do Brasil

Sampaio Corrêa, Moto Club e Tuntum estão na disputa da competição.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h49
Copa do Brasil terá ao todo 92 clubes na disputa
Copa do Brasil terá ao todo 92 clubes na disputa

SÃO LUÍS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os potes da Copa do Brasil, já incluindo o Tuntum, último maranhense classificado para a competição, faltando apenas a confirmação de um clube do Tocantins. Com as definições dos potes, já podemos prever quais os possíveis adversários de Sampaio Corrêa (campeão maranhense), Moto Club (vice-campeão estadual) e Tutum (campeão da Copa FMF). Com 92 equipes na disputa, a Copa do Brasil 2022 vai começar 23 de fevereiro. A data do sorteio ainda não foi divulgada. Lembrando que, como ainda será incluído um time, podem haver algumas mudanças nos potes.

LEIA MAIS

Tuntum será o terceiro representante do Maranhão na Copa do Brasil 2022

SAMPAIO CORRÊA

Campeão maranhense desta temporada, o Sampaio Corrêa (32º colocado no ranking da CBF), teoricamente, será o time do Maranhão que terá pela frente os adversários mais complicados. Como caiu no Pote C, a Bolívia Querida tem como possíveis adversários: Operário - MT (151º), Ceilândia - DF (169º), Real Noroeste - ES (170º), Nova Iguaçu - RJ (197º), Lagarto - SE (214º), Trem - AP (228º), Maricá - RJ (240º), Pouso Alegre - MG (240º), Glória - RS (240º); Azuriz - PR (240º).

Como vai pegar times com posições inferiores no ranking da CBF, o Sampaio Corrêa vai estrear fora de casa e com a vantagem do empate na primeira fase.

MOTO CLUB

Moto Club é o vice-campeão maranhense
Moto Club é o vice-campeão maranhense

Vice-campeão maranhense, o Moto Club ficou no Pote E da Copa do Brasil e terá seu adversário saindo do Pote A, onde estão os clubes teoricamente mais fortes da competição, os 10 melhores ranqueados desta primeira fase. São eles: Grêmio - RS (4º), Santos - SP (6º), São Paulo - SP (7º), Internacional - RS (8º), Ceará - CE (13º), Cruzeiro - MG (14º), Atlético - GO (16º, Chapecoense - SC (17º), Vasco - RJ (19º), Sport - PE (21º).

Como vai enfrentar times com posições superiores no ranking, o Moto Club estreia em casa e tem de vencer para avançar à segunda fase.

TUNTUM

Último clube do Maranhão a se classificar para a Copa do Brasil, após vencer a Copa FMF, o Tuntum ficou co Pote H, e terá pela frente um adversário do Pote D. No Pote D estão: Oeste - SP (43º), ABC - RN (47º), Botafogo - SP (48º), Tombense - MG (49º), Ferroviário - CE (52º), Volta Redonda - RJ (53º), Manaus - AM (55º), Juazeirense - BA (59º), Brasiliense - DF (63º), Novorizontino - SP (64º).

Modelo da disputa

A Copa do Brasil 2022 terá 92 clubes na disputa. Na primeira fase os clubes melhores ranqueados jogam fora de casa com a vantagem do empate, modelo que segue na segunda fase.

Os 20 classificados da segunda fase se juntam a um grupo de 12 clubes, formado pelos nove classificados à Libertadores, mais o campeão da Série B de 2021 (Botafogo), o campeão da Copa do Nordeste de 2021 (Bahia) e o campeão da Copa Verde de 2021 (Remo). A partir desta etapa, os confrontos serão em jogos de ida e volta, sem o critério do gol qualificado.

Sorteio

Sorteio da Copa do Brasil não tem data divulgada
Sorteio da Copa do Brasil não tem data divulgada

Os 80 clubes classificados para a competição serão divididos em oito potes (A a H) com dez clubes cada, de acordo com Ranking da CBF. A partir daí, os cruzamentos entre os potes foram os seguintes: A x E; B x F; C x G e D x H. A primeira fase será realizada em partida única, com a equipe pior colocada no ranking jogando em casa e a melhor tendo a vantagem do empate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.