Natação

Segunda edição do Projeto Braçada Olímpica completa dois meses de aulas e atividades

Iniciativa do multicampeão Frederico Castro atende 50 crianças.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h50
Projeto Braçada Olímpica atende 50 crianças com aulas gratuitas de natação.
Projeto Braçada Olímpica atende 50 crianças com aulas gratuitas de natação. (Paulo de Tarso Jr / AP Assessoria)

SÃO LUÍS - Criado com a missão de promover o acesso das crianças ao esporte, ser uma ferramenta de inclusão social, formar valores, ensinar as técnicas da natação e proporcionar alegria e lazer, o Projeto Braçada Olímpica, iniciativa idealizada pelo nadador multicampeão maranhense Frederico Castro, completou dois meses de atividades em dezembro. Em sua segunda edição, o Braçada Olímpica atende 50 crianças na faixa etária dos oito anos de idade, com aulas de natação e eventos que estimulam a cidadania e a responsabilidade ambiental.

Em meio à recreação e diversão das aulas, o Projeto Braçada Olímpica também tem o objetivo de proporcionar qualidade de vida para as crianças, já que a natação é um esporte de inúmeros benefícios: além de desenvolver a coordenação, o equilíbrio e as habilidades psicomotoras, o esporte melhora a capacidade cardiorrespiratória, agilidade, força e velocidade, principalmente na infância.

Fora das piscinas, o Braçada Olímpica reforça, ainda, a importância da preservação da natureza. As crianças do projeto já participaram de uma conversa descontraída com o Capitão Limpeza, personagem criado pelo‎ Comitê‎ Gestor‎ de‎ Limpeza‎ Urbana‎ para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, e visitaram o Centro Ambiental da Ribeira, que foi transformado em uma área de descarte adequado de resíduos sólidos e incentivo à sustentabilidade.

Criador do Braçada Olímpica e atleta com uma carreira vitoriosa na natação, Frederico Castro falou sobre suas inspirações para desenvolver o projeto no Maranhão e ressaltou a importância do esporte na vida das crianças. Frederico acredita que a natação, além de promover uma vida mais saudável, ajuda no ensinamento de valores fundamentais para a formação de bons cidadãos.

"Quando tive a experiência de morar nos Estados Unidos, eu vi que as crianças ocupavam o tempo de uma maneira que agrega muito valor. De manhã, elas estavam na escola, e durante a tarde, estavam no esporte. Isso me chamou muito a atenção e eu comecei a pensar na possibilidade de fazer um projeto assim no Brasil. Temos como prioridade, acima de tudo, a assiduidade e as boas notas na escola. Além das aulas, o Braçada Olímpica também oferece palestras sobre a preservação do meio ambiente, responsabilidade, importância da leitura, sempre com ótimos profissionais para dar uma luz no caminho das crianças", afirmou Frederico Castro.

Iniciativa de destaque

Nesses dois meses de atividades, o Projeto Braçada Olímpica ganhou o carinho e o reconhecimento de um dos maiores nomes da natação brasileira na atualidade. Medalhista de bronze na prova dos 200m livres dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Fernando Scheffer falou da importância dos projetos sociais para a natação, disse que iniciativas como o Braçada Olímpica são fundamentais para potencializar o esporte no país e também mandou um recado para os jovens que integram o projeto.

"O esporte abre portas e cria muitas oportunidades para a gente. Se hoje eu estou aqui, conquistei uma medalha, eu tenho certeza que qualquer um é capaz de conquistar também. Invistam no esporte, nos projetos sociais, não só financeiramente, mas em todos os aspectos que puderem. Invistam tempo, persistam, não desistam. Lá na frente, o resultado vai vir", destacou Scheffer, em vídeo publicado nas redes sociais.

Quem também fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pelo Projeto Braçada Olímpica foi o medalhista pan-americano e ex-recordista sul-americano de natação, Armando Negreiros. "É um projeto que precisa ser multiplicado em nosso país. O esporte é educação e educação é esporte. Uma coisa está interligada na outra. Acho muito importante, muito legal esse projeto do Frederico Castro", disse Negreiros.

Projeto Braçada Olímpica

Em sua segunda temporada, o Projeto Braçada Olímpica conta com a parceria da UEB Menino Jesus de Praga e oferece aulas gratuitas de natação no contraturno escolar das crianças. As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, a partir das 14h, na piscina do Centro de Treinamento do Maranhão Atlético Clube, no bairro Cohaserma II, em São Luís.

Antes das primeiras aulas do Projeto Braçada Olímpica, os 50 alunos receberam kits esportivos para os treinos semanais, com materiais de qualidade para a prática da natação, como toucas, óculos com proteção UV, maiôs, calções e camisas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.