Campeonato Maranhense

Atual campeão abre o Estadual diante do IAPE, no Castelão

Sampaio e Moto Club são os maiores vencedores da competição.
Eduardo Lindoso / Imirante Esporte17/12/2021 às 10h50
Atual campeão abre o Estadual diante do IAPE, no Castelão Estádio Castelão vai receber partida de abertura do Estadual (undefined)

SÃO LUÍS – A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou a tabela detalhada do Estadual 2022 e o Sampaio Corrêa, atual campeão, vai estrear contra o IAPE, no Castelão, e o Moto Club, vice-campeão nesta temporada, joga como visitante, contra o São José, no Nhozinho Santos. A primeira rodada da competição será dividida entre os dias 20, 22 e 23 de janeiro. Em reunião do Conselho Arbitral, ficou definido no próximo ano o campeonato terá outro formato.

Maior vencedor do Campeonato Maranhense – 35 títulos –, e em busca do terceiro título seguido, o Sampaio Corrêa vai estrear em duelo com o IAPE, às 19h30, no Castelão, dia 20. Segundo maior campeão do certame, com 26 taças, o Moto Club larga diante do São José, às 15h30, do dia 23, no Nhozinho Santos.

O Campeonato Maranhense garante aos finalistas vagas na Copa do Brasil de 2023, e ao campeão uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste. Uma vaga no Campeonato Brasileiro também está em disputa, no caso na Série D. Porém, em caso de mais um título do Sampaio a vaga na quarta divisão ficará com o vice-campeão.

Novo formato

Em 2022, o Campeonato Maranhense virá com mudanças. Serão dois turnos, com oito clubes divididos em cada chave. O Sampaio Corrêa está no Grupo A, com IAPE, Juventude Samas e Pinheiro, enquanto o Grupo B é formado por Moto Club, São José de Ribamar, Cordino e Tuntum.

Esses clubes se enfrentam dentro de seus grupos, em jogos de ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais, que serão realizadas em jogo único, com mando de campo dos líderes de cada chave.

A decisão do turno também será disputada em partida única, com mando de campo do time que tiver melhor campanha. Nas semifinais e na final, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

No segundo turno, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B, em quatro rodadas. Os dois primeiros de cada chave garantem vaga nas semifinais, em partida única e com mando de campo do time que se classificou como líder. Quem avançar garante vaga na final, que também será disputada em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha. Nesses dois mata-matas, a disputa vai para as cobranças de pênaltis em caso de empate.

Caso um time vença os dois turnos do Estadual, será campeão por antecipação.

Estadual 2022

1ª turno

20/01 - 19h30 IAPE X Sampaio - Castelão São Luís
22/01 – 17h A Pinheiro X Juventude - Costa Rodrigues Pinheiro
23/01 – 15:30h B São José X Moto - Nhozinho Santos São Luís
23/01 – 15:30h B Tuntum X Cordino - Rafael Seabra Tuntum
26/01 – 15:30h A Juventude X Sampaio - Pinheirão São Mateus
29/01 – 17h Pinheiro X IAPE - Costa Rodrigues Pinheiro
30/01 – 15:30h Moto X Tuntum - Nhozinho Santos São Luís
30/01 – 15:30h Cordino X São José - Leandrão Barra do Corda
05/02 – 15:30h Juventude X IAPE - Pinheirão São Mateus
02/02 – 19:30h Sampaio X Pinheiro - Castelão São Luís
05/02 – 15:30h Cordino X Moto Leandrão - Barra do Corda
06/02 – 15:30h Tuntum X São José - Rafael Seabra Tuntum

* 2º turno

Sampaio X Cordino - Castelão
Moto X Juventude - São Luís
São José X IAPE - São Luís
Tuntum X Pinheiro - Rafael Seabra
Tuntum X Sampaio - Rafael Seabra
Pinheiro X Moto - Costa Rodrigues
IAPE X Cordino - São Luís
Juventude X São José - Pinheirão
Sampaio X Moto - Castelão
Pinheiro X São José - Costa Rodrigues
IAPE X Tuntum - Nhozinho Santos
Cordino X Juventude - Leandrão
São José X Sampaio - Castelão
Moto X IAPE - Nhozinho Santos São Luís

* datas, horários e alguns locais não foram divulgados

Leia outras notícias em ImiranteEsporte.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.