Em formação

Sampaio Basquete já fechou com quatro atletas para LBF -2022

Tubarão vai buscar o tricampeonato da liga nesta temporada.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h52
Pivô da Seleção Brasileira, Erika é um dos reforços do Sampaio
Pivô da Seleção Brasileira, Erika é um dos reforços do Sampaio (Divulgação )

SÃO LUÍS – Em entrevista ao Bom Dia Mirante, o presidente do Sampaio Basquete, Murilo Dias, revelou que o clube já contratou quatro jogadoras para a próxima temporada: a ala Patrícia Teixeira, a Patty, a pivô Erika, a armadora Alana e a ala/pivô Gabi Guimarães. No mês passado, a diretoria do Tubarão já havia anunciado a contratação do técnico Rodrigo Galego, multicampeão pelo Flamengo, que deve chegar em fevereiro ao Maranhão. As datas e as equipes que disputarão a LBF do próximo ano ainda não foram divulgadas pelos organizadores, mas a competição deve começar 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Murilo Dias revelou, em entrevista, que já iniciou a montagem da equipe. “Já fechamos a Paty, que foi a campeã pelo Ituano como cestinha da Liga. Grande jogadora! Fechamos a Érika, pivô, que teve aqui em 2020, mas não teve a Liga por conta da pandemia. Fechamos com a Alana, que é a armadora da seleção brasileira e foi campeã pelo Ituano também. Além de Gabi Guimarães, que jogou a última temporada pelo Vera Cruz”, revelou Dias.

Murilo falou ainda sobre a contratação do técnico Rodrigo Galego. A gente conversando com a comissão e fechando com o Galego acabamos nos deparando que era o primeiro brasileiro. Eu não tenho dúvida que ele irá fazer um grande trabalho. Um cara muito centrado que tem um conhecimento muito grande do basquete. Eu vejo o Rodrigo Galego vindo da NBB sendo um fator altamente positivo. Ele traz essa experiência para dentro do basquete feminino. Quem ganha com isso não é só o Sampaio, mas o basquete brasileiro", finalizou.

A temporada de 2022 será a décima segunda realizada pela Liga, fundada em 2010, e está prevista para começar no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A edição de 2021, considerada a mais equilibrada da história, teve 72 jogos entre fase de classificação e playoffs e terminou com o título inédito do Ituano Basquete, líder da primeira fase e que teve campanha invicta no mata-mata, derrotando o KTO/Blumenau nas Finais.

O Sampaio Corrêa foi eliminado da LBF 2021 ao perder para o Blumenau, por 84 a 79, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, na segunda partida das semifinais, deixando escapar o sonho do tricampeonato. A Bolívia Querida venceu a liga em 2019 e na temporada 2015/2016. O time com mais títulos da primeira década da Liga, no entanto, é a extinta equipe de Americana-SP, campeã por quatro ocasiões. Nenhuma outra equipe venceu mais de uma vez a LBF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.