Campeonato Maranhense

FMF define fórmula de disputa e grupos do Campeonato Maranhense 2022

Formato do Estadual terá mudança na próxima temporada; oito equipes estarão na disputa do título.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h55
O Sampaio Corrêa é o atual bicampeão maranhense.
O Sampaio Corrêa é o atual bicampeão maranhense. (Andriolli Araújo / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) confirmou, nesta segunda-feira (6), a fórmula de disputa e sorteou os grupos do Campeonato Maranhense de 2022. Em reunião do Conselho Arbitral no fim da manhã, a Federação e os oito clubes participantes do Estadual chegaram a um acordo sobre o formato da competição, enquanto as chaves foram definidas em sorteio transmitido nas redes sociais da FMF durante a noite.

Para 2022, o Campeonato Maranhense terá mudanças na fórmula de disputa, com a realização de dois turnos e a divisão dos oito clubes participantes em dois grupos, que terão quatro times cada um. Atual bicampeão estadual, o Sampaio Corrêa está no Grupo A, com IAPE, Juventude Samas e Pinheiro, enquanto o Grupo B é formado por Moto Club, São José de Ribamar, Cordino e Tuntum.

No primeiro turno do Campeonato Maranhense, os clubes se enfrentam dentro de seus grupos, em jogos de ida, totalizando três rodadas: os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais, que serão realizadas em jogo único, com mando de campo dos líderes de cada chave. Os vencedores das semifinais avançam à final, que também será disputada em partida única, com mando de campo do time que tiver melhor campanha. Nas semifinais e na final, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Já no segundo turno, os clubes do Grupo A enfrentam os times do Grupo B em jogos de ida, totalizando quatro rodadas. Novamente, os dois primeiros de cada chave garantem vaga nas semifinais, em partida única e com mando de campo do time que se classificou como líder de grupo. Quem levar a melhor nesses confrontos, garante vaga na final, que também será disputada em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha. Nesses dois mata-matas, a disputa vai para as cobranças de pênaltis em caso de empate.

A final do Campeonato Maranhense será disputada entre o campeão do primeiro turno e o vencedor do segundo turno, em duas partidas. O mando do segundo jogo da decisão será do time que tiver melhor campanha durante toda a competição. Caso um time vença os dois turnos do Estadual, será campeão direto, sem necessidade de final, com o vice-campeonato ficando com o clube que tiver melhor campanha na classificação geral. Os dois times com pior desempenho na soma dos dois turnos serão rebaixados para a Segundinha Maranhense.

O regulamento completo e a tabela do Campeonato Maranhense serão publicados pela FMF nesta terça-feira (7). A Federação prevê que o Estadual comece a ser disputado no dia 22 de janeiro. Os dois finalistas do Estadual têm vaga garantida na Copa do Brasil de 2023, enquanto as vagas para a Copa do Nordeste ainda precisam ser confirmadas com a organização da competição regional. A primeira vaga para a Série D de 2023, por sua vez, fica com o campeão: caso o Sampaio Corrêa, que já está na Série B, fique com o título, a classificação para a Quarta Divisão vai para o segundo colocado.

Confira os grupos do Campeonato Maranhense de 2022:

Grupo A: Sampaio Corrêa, IAPE, Juventude Samas e Pinheiro

Grupo B: Moto Club, São José de Ribamar, Cordino e Tuntum

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.