Natação

Braçada Olímpica conta com aulas animadas e recado de medalhista olímpico

Idealizado pelo nadador multicampeão Frederico Castro, projeto está em sua segunda edição.
Imirante Esporte, com informações da Assessoria07/10/2021 às 21h15
Braçada Olímpica conta com aulas animadas e recado de medalhista olímpicoProjeto Braçada Olímpica oferece aulas de natação para crianças, em São Luís. (Paulo de Tarso Jr / AP Assessoria)

SÃO LUÍS - As primeiras aulas de natação da segunda edição do Projeto Braçada Olímpica, iniciativa idealizada pelo nadador multicampeão maranhense Frederico Castro, foram marcadas pela alegria e pela desenvoltura das 50 crianças que estão participando das atividades. Equipados com toucas, óculos com proteção UV, maiôs, calções e camisas, os meninos e meninas na faixa etária dos 8 anos de idade se divertiram ao aprender técnicas da natação e nadar pela piscina do Centro de Treinamento do Maranhão Atlético, no Cohaserma II, onde estão sendo realizadas as aulas do Braçada Olímpica.

A diversão das crianças com as aulas de natação do Projeto Braçada Olímpica é motivo de alegria para os pais, que não perdem as atividades dos filhos e registram todos os momentos. É o caso de Gilvânia Soares, que elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do esporte na vida da filha Maria, de sete anos.

"Há tempos que eu procurava um projeto como esse, pois nunca tive condições de colocar minha filha em uma natação particular. Quando surgiu a vaga no Braçada Olímpica, inscrevi ela e estamos realizando um sonho, o esporte é tudo na vida da criança. Minha filha é uma criança agitada, grande para a idade dela, ama nadar e essa iniciativa vai ajudar muito no desenvolvimento dela", afirmou Gilvânia.

Criador do Braçada Olímpica e dono de grandes resultados ao longo de sua carreira na natação, Frederico Castro comemorou o início das aulas da segunda edição do projeto e lembrou da importância do esporte na vida das crianças. Para o multicampeão, a prática esportiva tem papel fundamental no desenvolvimento dos jovens e no ensinamento de valores que serão importantes na vida adulta.

"Estou muito feliz com essas atividades, por interagir com a criançada, dividir um pouco do meu conhecimento e proporcionar essa alegria para elas por meio da natação. O investimento no esporte é fundamental, não só pensando em competições, mas, principalmente, como ferramenta de inclusão social", disse Frederico.

Medalhista olímpico reforça importância do Braçada Olímpica

Em meio às atividades com as crianças, o Projeto Braçada Olímpica ganhou o carinho e o reconhecimento de um dos maiores nomes da natação brasileira na atualidade. Medalhista de bronze na prova dos 200m livres dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Fernando Scheffer falou da importância dos projetos sociais para a natação, disse que iniciativas como o Braçada Olímpica são fundamentais para potencializar o esporte no país e também mandou um recado para os jovens que integram o projeto.

"O esporte abre portas e cria muitas oportunidades para a gente. Se hoje eu estou aqui, conquistei uma medalha, eu tenho certeza que qualquer um é capaz de conquistar também. Invistam no esporte, nos projetos sociais, não só financeiramente, mas em todos os aspectos que puderem. Invistam tempo, persistam, não desistam. Lá na frente, o resultado vai vir", destacou Scheffer, em vídeo publicado nas redes sociais.

Projeto Braçada Olímpica

A natação é um esporte que traz inúmeros benefícios para as pessoas de um modo geral, principalmente na infância. Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, agilidade, força e velocidade, a modalidade ainda ajuda a desenvolver a coordenação, o equilíbrio e as habilidades psicomotoras. E o Projeto Braçada Olímpica chega justamente para proporcionar esses benefícios àqueles que mais precisam.

A iniciativa conta com a parceria da UEB Menino Jesus de Praga e oferece aulas gratuitas de natação no contraturno escolar das crianças. As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, a partir das 14h, no Centro de Treinamento do Maranhão Atlético Clube.

O Projeto Braçada Olímpica tem os patrocínios do governo do Estado e do Grupo Mateus por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com os apoios da Legolar Escola Bilíngue, da UEB Menino Jesus de Praga, da MCAtrês e do Bloco da Maizena.

Leia outras notícias em ImiranteEsporte.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.