Campeonato Maranhense

Sampaio Corrêa volta a vencer o Moto Club e conquista o bicampeonato maranhense

Tricolor foi dominante contra o maior rival no Castelão e faturou o Estadual pela 35ª vez.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Festa encarnada, verde e amarela: o Sampaio Corrêa é o campeão maranhense de 2021.
Festa encarnada, verde e amarela: o Sampaio Corrêa é o campeão maranhense de 2021. (Andriolli Araújo / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa conquistou, na manhã deste domingo (23), o 35º título do Campeonato Maranhense em sua história, sendo o segundo de maneira consecutiva. Em Superclássico realizado no Estádio Castelão, a Bolívia Querida foi dominante diante do Moto Club, derrotou o maior rival por 3 a 1 e ficou com o título estadual, já que venceu também o duelo de ida da decisão por 1 a 0.

Mesmo em vantagem pela vitória no primeiro Superclássico da final, o Sampaio Corrêa pressionou o Moto Club no primeiro tempo e não demorou a abrir vantagem: Ferreira, aos 14 minutos, acertou um belo chute da entrada da área e fez o primeiro gol do Tubarão. Ciel, aos 30, deixou o Tricolor ainda mais perto do título em cobrança de pênalti, após Jajá ser derrubado por Joanderson na grande área. Já no segundo tempo, Pimentinha coroou a conquista do Tubarão com um golaço aos 15 minutos, deixando o zagueiro Marquinhos no chão antes da finalização. Wanderson, aos 28, ainda balançou as redes pelo Moto, mas não foi o suficiente para impedir a festa do Sampaio no Castelão.

Com o título maranhense, o Sampaio Corrêa está confirmado na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022. Já o Moto Club, vice-campeão, não disputará o torneio regional na próxima temporada: a segunda vaga do Maranhão será do Imperatriz, que leva vantagem sobre o Papão do Norte no Ranking de Clubes da CBF. Vale lembrar que Sampaio e Moto, por terem sido finalistas do Estadual, já estão classificados para a próxima edição da Copa do Brasil.

Agora, Sampaio Corrêa e Moto Club terão pela frente a disputa do Campeonato Brasileiro, com o Tricolor na Série B e o Papão do Norte na Série D. O primeiro compromisso do Sampaio na Segundona será na próxima segunda-feira (31), às 20h, contra o Goiás, no Estádio Castelão, em partida com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Moto, por sua vez, estreia na Quarta Divisão como visitante, contra o vencedor do duelo da fase preliminar entre Picos e Tocantinópolis, no primeiro final de semana de junho.

O jogo

Precisando da vitória, o Moto Club tomou a iniciativa no Castelão e chegou com perigo no primeiro minuto do Superclássico. Após cruzamento de Vinicius Paiva, Negueba subiu mais que a zaga do Sampaio Corrêa e cabeceou para fora. O lance acordou o Sampaio, que equilibrou as ações e criou oportunidades: Ciel teve duas chances de gol para o Tubarão aos nove e aos 12 minutos, após boas jogadas de Pimentinha, mas não conseguiu marcar. O Tricolor, porém, não se desesperou e abriu o placar aos 14 minutos, com Ferreira, que recebeu passe de Jajá na entrada da área, chutou forte e acertou o canto esquerdo de Joanderson.

Tendo que lidar com um prejuízo ainda maior, o Moto Club apostou na entrada do meia Lenílson, substituindo o volante Mauro, para tentar surpreender o Sampaio Corrêa. Com a mudança, o Papão do Norte passou a trocar passes no campo de ataque e apostar nos cruzamentos para a grande área, mas a defesa do Sampaio mostrou força em todas as disputas. Com a marcação encaixada, o Tricolor foi ao ataque e ampliou a vantagem: após Jajá ser derrubado por Joanderson na grande área, Ciel cobrou pênalti com perfeição aos 30 minutos e deixou o Sampaio com as duas mãos na taça.

Satisfeito com o resultado, o Sampaio Corrêa recuou suas linhas e passou a jogar no contragolpe, aproveitando os espaços deixados por um Moto Club todo avançado em busca de uma reação histórica. Aos 46 minutos, Ciel invadiu a área e tentou o passe para Ferreira, que estava livre e sem goleiro pela frente, porém, Antônio Lara se antecipou e fez o corte, salvando o Moto. Já aos 48, Pimentinha arriscou o chute cruzado, e Joanderson se esticou todo para defender.

Pimentinha faz golaço e confirma título do Sampaio

Com apenas 45 minutos para marcar três gols e levar a decisão do título para os pênaltis, o Moto Club se lançou ao campo de ataque no início do segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Victor Manoel recebeu passe de Felipe, chutou forte e levou perigo ao gol do Sampaio Corrêa. Já Lenílson, aos seis, tentou o chute cruzado, que parou nas mãos de Mota. Aproveitando a manhã pouco inspirada do rival no ataque, o Sampaio assustava nos contra-ataques: Ciel obrigou Joanderson a fazer grande defesa aos nove minutos e foi travado por Antônio Lara aos 11, após driblar o goleiro do Moto.

Depois de muita insistência, o Sampaio Corrêa encaixou o contragolpe decisivo aos 15 minutos. Após receber passe de Jefinho na grande área, Pimentinha deixou Marquinhos no chão e chutou firme, no canto direito de Joanderson, marcando o terceiro gol tricolor no Castelão. O Moto Club tentou uma resposta rápida aos 17: após cruzamento de Guilherme, Wanderson subiu sozinho, mas cabeceou para fora.

A reta final de partida foi marcada pela pressão do Moto Club, diante de um Sampaio Corrêa que só estava esperando o tempo passar para fazer a festa no Castelão. Ronald, aos 22 minutos, arriscou o chute da entrada da área, e a bola bateu na rede pelo lado de fora. Pouco depois, aos 28, Wanderson conseguiu furar o bloqueio tricolor e descontou o prejuízo do Moto, cabeceando firme após cruzamento de Victor Manoel. Depois disso, o Sampaio valorizou a posse de bola até o fim do jogo, confirmando a vitória e o bicampeonato.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Joanderson; Everton (Guilherme), Antônio Lara, Marquinhos e Vinícius Paiva (Camarão); Mauro (Lenílson), Victor Manoel, João Victor (Wanderson) e Flamel (Ronald); Negueba e Felipe. Treinador: Júnior Amorim

SAMPAIO CORRÊA: Mota; Sávio, Joécio, Victor Oliveira e Erick Daltro; Ferreira, André Luiz (Wesley) e Guilherme Teixeira (Eloir); Pimentinha (Dudu), Jajá (Rodrigo Andrade) e Ciel (Jefinho). Treinador: Daniel Neri

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.