Campeonato Maranhense

Governo do Maranhão autoriza presença de torcida no primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense

Evento-teste contará com até seis mil pessoas; futebol maranhense não tem presença de público desde março de 2020.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Estádio Castelão não recebe torcida para jogos de futebol desde março de 2020.
Estádio Castelão não recebe torcida para jogos de futebol desde março de 2020. (Biaman Prado / O ESTADO)

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão decidiu, nesta terça-feira (11), liberar a presença de público no primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense, entre Sampaio Corrêa e Moto Club, que será disputada no Estádio Castelão. A autorização foi concedida após reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a presença de Carlos Lula (secretário de Saúde), Rogério Cafeteira (secretário de Esporte e Lazer), Sérgio Frota (presidente do Sampaio Corrêa), Natanael Junior (presidente do Moto Club) e Antônio Américo (presidente da Federação Maranhense de Futebol). Por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o futebol maranhense não conta com presença de torcedores desde março de 2020.

Na reunião, foi discutida a montagem de um protocolo para que o primeiro duelo da final do Campeonato Maranhense conte com até seis mil pessoas, o que equivale a 15% da capacidade do Castelão. De acordo com o secretário Rogério Cafeteira, alguns detalhes ainda precisam ser definidos, mas é certo que os torcedores terão de comprovar a vacinação completa ou apresentar um teste PCR/exame sorológico feito em até 48 horas, além de usar máscara, fazer um cadastro em um site a ser desenvolvido pelos organizadores da final e manter o distanciamento social dentro do estádio, que terá uma estrutura de álcool em gel à disposição do público.

Em entrevista ao programa Panorama, da rádio Mirante AM, o secretário Rogério Cafeteira disse que a final do Campeonato Maranhense será um evento-teste para saber se há condições de flexibilizar as medidas de restrições para eventos e pediu a colaboração dos torcedores que marcarem presença no Castelão.

"É importante ressaltar que, havendo a confirmação, o público tenha consciência de que é um teste. A depender do resultado dele, será permitida a volta gradativa da presença de público, no futebol e em outras atividades. Contamos com o apoio de todos e estamos aqui fazendo um apelo para que sigam rigorosamente o protocolo", afirmou Cafeteira.

Uma visita técnica será realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Estádio Castelão, para confirmar a orientação do Governo do Maranhão sobre a presença de público no primeiro jogo entre Sampaio Corrêa e Moto Club, que se enfrentam na tarde deste domingo (16), às 16h, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.